A presente Microcredencial, INGLÊS A1-A2 – INICIAÇÃO, dirigida a formandos do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas essenciais a uma comunicação efetiva em múltiplos contextos.
DESTINATÁRIOS:
Microcredencial destinada exclusivamente a formandos provenientes do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Futuramente, poderão ser oferecidas novas edições a um público mais alargado.
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: :
• Escolaridade mínima: 12º ano
• Idade mínima: 23 anos
• Residência em Portugal, durante a frequência da formação
• Pertencer ao ISCPSI e ser identificado para a frequência desta ação
OBJETIVOS:
• Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas;
• Apresentar-se e apresentar outros, fazendo perguntas e dando respostas sobre assuntos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem;
• Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata, como, por exemplo, tempo livre e diversões, lugares e ambientes, ocupação profissional, meio circundante e relações interpessoais;
• Comunicar em situações e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
• Descrever de modo simples as suas características pessoais, a formação, o meio circundante, as condições de vida ou de trabalho;
• Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento.
CONTEÚDOS:
1. Apresentações, Pessoas e Lugares
2. Pessoas e Objetos
3. Rotina Diária
4. Relações interpessoais e Emprego
5. Lazer e Tempos Livres
6. Lugares e Viagens
7. Atividade final de consolidação e de avaliação sumativa
METODOLOGIA:
A metodologia seguida nesta Microcredencial é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb. Nesta ação de formação, os formandos terão acesso aos conteúdos dos diversos módulos de forma sequencial, a fim de desenvolverem o seu estudo e realizarem as atividades solicitadas. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à Internet. A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e far-se-á preferencialmente através dos fora de discussão abertos nos diversos tópicos (correspondentes aos módulos da estrutura do curso) na plataforma Moodle.
AVALIAÇÃO:
A avaliação tem caráter formativo e sumativo.
Na avaliação sumativa, destacam-se a avaliação contínua e a avaliação final.
A avaliação contínua refere-se à avaliação ao longo das semanas e tópicos de estudo: participação/comentários nos fóruns e realização das atividades propostas ao longo do percurso de aprendizagem. Esta modalidade de avaliação tem uma ponderação de 60% na nota final (correspondendo a um total de 12 valores, na razão de 2 valores por tópico).
A avaliação final concretiza-se numa atividade final, na última semana da Microcredencial, com um peso de 40% na nota final, correspondente a 8 valores.
Nota final: de 0 a 20 valores. Os formandos que não obtenham 10 valores como nota final terão de realizar um trabalho individual escrito.