Extensão Universitária e Cultural > Método biográfico: produção e análise de histórias de vida CRÉDITOS / ECTS: 3 ECTS DURAÇÃO: 78 horas FORMADOR (A): Elsa Lechner INÍCIO: 2022-03-15 CANDIDATURAS DE: 2022-01-04 CANDIDATURAS ATÉ: 2022-03-08 CUSTO: 202,50€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: As biografias, histórias de vida e testemunhos autobiográficos constituem elementos cada vez mais importantes da cultura do nosso tempo, bem como de diversas atividades profissionais, científicas, jornalísticas, educativas, artísticas, etc. A sua utilização afigura-se tão fascinante quanto problemática, convocando perspetivas e metodologias próprias, de forma a superar apropriações redutoras e do senso comum. De assinalar que o método biográfico é hoje também entendido como um instrumento de integração e intervenção social, permitindo aos indivíduos refletir, reconstruir e valorizar o seu próprio trajeto de vida, atribuindo-lhe assim novos sentidos e significados. Esta perspetiva é particularmente relevante no período de aposentação e transição para a velhice, etapa da vida em que muitas pessoas equacionam a sua história de vida, mas tem sido também introduzida, por exemplo, em casos de formação ao longo da vida, desemprego, doença prolongada, imigração, etc., sendo particularmente apropriado em momentos de crise económica e social. A partir de uma já longa experiência de trabalho de investigação sobre e com métodos biográficos, no qual se produziu vários livros e artigos em revistas especializadas, pretende-se com este módulo de formação oferecer aos cidadãos e profissionais de diferentes áreas, um conhecimento prático e interdisciplinar, bem como um espaço de reflexão, debate e de experimentação sobre e com métodos biográficos. DESTINATÁRIOS: O presente curso é direcionado a todos os profissionais e cidadãos interessados em aprofundar os seus conhecimentos acerca da produção e análise de histórias de vida, refletindo sobre teorias e técnicas em que se tem baseado o método biográfico. OBJETIVOS: Objetivo Geral • Desenvolver competências de análise e de produção de histórias de vida, segundo uma perspetiva cientificamente informada. Objetivos Específicos • Fomentar o conhecimento sobre as teorias e técnicas fundamentais que têm conformado o método biográfico, em ciências sociais; • Permitir o contacto com diferentes modelos de produção de histórias de vida, explorando-se as potencialidades e vulnerabilidades de cada um deles; • Apoiar e alargar os usos do método biográfico em práticas profissionais variadas, em particular, no âmbito das ciências sociais e das artes; • Promover o recurso às histórias de vida enquanto meio de desenvolvimento pessoal e de participação cívica ou social. CONTEÚDOS: O curso é composto por três módulos interligados, cada um deles com a duração aproximada de 26 horas de trabalho (1 ECTS). Cada um deles será composto por leituras recomendadas, um fórum de debate e uma atividade prática que dará origem a um produto a avaliar. Os módulos são os seguintes: 1. História vida e método biográfico: uma introdução 2. O método biográfico: princípios e técnicas 3. Trabalho prático: a produção de uma história de vida METODOLOGIA: A presente ação é lecionada na modalidade de eLearning, em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A ação de formação tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e pela resolução de problemas. AVALIAÇÃO: Espera-se que durante a ação o formando participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que elabore e-atividades de aprendizagem. A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 22 de Dezembro de 2021