Microcredenciais > Supervisão da investigação doutoral: abordagens e práticas CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): Isabel Huet e Silva FORMADOR (A): Paulo Chaló INÍCIO: 2024-12-03 CANDIDATURAS DE: 2024-11-18 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-11-25 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso ENQUADRAMENTO: Este Curso pretende desenvolver a competência pedagógica dos docentes numa das dimensões da sua atuação profissional – supervisão da investigação, e proporcionar um espaço de reflexão para a melhoria das práticas de supervisão, focando na aprendizagem instrumental, dialógica e autorreflexiva. Os tópicos abordados, assim como as atividades propostas, pretendem desenvolver o conhecimento e a capacidade dos supervisores para a pedagogia do doutoramento. O Curso funcionará como um espaço de autorreflexão e partilha de experiências, potenciando a análise e discussão sobre a qualidade, práticas e abordagens de supervisão, feedback dos trabalhos escritos e monitorização do desenvolvimento dos jovens investigadores. Espera-se que, no final do Curso, os docentes estejam mais sensibilizados e aptos a facilitar o processo de construção do conhecimento dos estudantes durante o seu percurso de formação. DESTINATÁRIOS: Docentes do consórcio INOV3P. CONTEÚDOS: Este Curso organiza-se em torno das semanas que têm como foco os tópicos seguintes: • SEMANA 1 | Ambientação ao Curso • SEMANA 2 | Qualidade da supervisão • SEMANA 3 e 4 | Práticas e abordagens de supervisão • SEMANA 5 e 6| Feedback das aprendizagens • SEMANA 7 e 8 | Plano de desenvolvimento do estudante COMPETÊNCIAS: • Analisar e justificar a importância de um processo de supervisão de qualidade no contexto de investigação; • Identificar e refletir sobre as abordagens e práticas de supervisão; • Aplicar uma variedade de estratégias pedagógicas para fornecer feedback construtivo e significativo ao trabalho dos estudantes; • Planear e implementar ações que promovam o desenvolvimento de competências dos jovens investigadores, facilitando o seu percurso de formação e autonomia. METODOLOGIA: Este percurso de formação inicia-se com um tópico introdutório (semana 1), em que se procede a uma breve apresentação do Curso e se desenvolvem algumas atividades de ambientação. Organiza-se, depois, em 7 semanas de trabalho, correspondendo cada uma à reflexão e desenvolvimento de atividades em torno de um tema específico. Tais atividades decorrem, sobretudo, em modo assíncrono. Os temas são disponibilizados semanalmente e a sua exploração implica um tempo estimado de trabalho de cerca de 6 a 7 horas semanais. O desenho do Curso foi suportado nos princípios de desenho instrucional de Laurillard (2012), estimulando a discussão, colaboração, produção e criação. AVALIAÇÃO: Consultar Guia de Curso. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 14 de Novembro de 2024