Formação Contínua de Professores > Biblioterapia e Imaginário CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): Isabel Barros Dias FORMADOR (A): Margarida Santos Alpalhão INÍCIO: 2024-02-27 CANDIDATURAS DE: 2023-12-06 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-02-06 CUSTO: 153€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: A leitura é uma atividade de grande abrangência, ainda que nem todos tenhamos consciência plena dessa amplitude (conforme consagrou Daniel Pennac). Assim, o presente curso tem como finalidade abrir horizontes e debater as potencialidades desta atividade, aparentemente simples, mas efetivamente de grande complexidade. Começar-se-á por uma breve história da leitura. Abordar-se-á, seguidamente, as suas vertentes terapêuticas para, depois, se passar à consideração da leitura como meio de acesso aos sistemas do Imaginário humano. Procura-se promover o conhecimento de como a leitura pode ter um efeito metamórfico em dados contextos e com determinados leitores. O curso enquadra-se nas atividades promovidas pelo Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e pelo IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH-NOVA) - Polo UAb. DESTINATÁRIOS: Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210 e 220 Registo de Acreditação - CCPFC/ACC-117183/22 Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e cientifico-didática de Educadores de Infância e Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210 e 220. OBJETIVOS: O curso tem como objetivos: 1. Fomentar a leitura como atividade, 2. Promover uma escolha esclarecida de leituras, 3. Conhecer(-se) e dar sentido ao Mundo através da leitura. CONTEÚDOS: Os conteúdos do curso serão distribuídos por 3 tópicos, complementados por um trabalho final. Em cada tópico trabalhar-se-ão as várias competências sempre com o enfoque na promoção da leitura (individual ou coletiva): Tópico 1: Uma história da leitura e da sua promoção - As noções de cânone, clássico, “história da leitura” e leituras aconselhadas, - Perspetiva cronológica do conceito de leitor. Tópico 2: Uma metodologia biblioterapêutica - Considerar a vertente curativa da leitura, - As neurociências e o poder transformador da leitura. Tópico 3: O Imaginário pessoal e cultural - As metodologias e os 3 Imaginários, - O Imaginário e os sentidos do Mundo. BIBLIOGRAFIA: Pennac, Daniel (1992). Como um romance, Lisboa: ASA. Manguel, Alberto (1998). Uma História da Leitura, Lisboa: Presença. Ouaknin, Marc-Alain (1998). Bibliothérapie. Lire, c'est guérir, Paris: Seuil. Berthoud, Ella e Elderkin, Susan (2017). Manual de remedios literarios: Cómo curarnos con libros. Madrid: Siruela. METODOLOGIA: O curso Biblioterapia e Imaginário funciona em regime de e-learning, de ensino à distância e em rede, de forma assíncrona, através da plataforma de aprendizagem da Universidade Aberta, Moodle v3.9. A sala de aula virtual é a unidade curricular criada especificamente para o curso e inclui uma diversidade de recursos e ferramentas de aprendizagem distribuídos por tópicos semanais e disponibilizados ao longo de dois meses. AVALIAÇÃO: O regime de avaliação a que estão sujeitos os formandos é de avaliação contínua onde serão considerados os seguintes elementos e critérios: Presença e participação em atividades – 60% Trabalho final - 40% Os formandos serão avaliados através da sua participação em atividades formativas que incluem tarefas individuais (visualização de vídeos, leitura, trabalhos escritos) e colaborativas (debates em fórum, partilha de leituras). Acresce o trabalho final individual. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 4 de Dezembro de 2023