Microcredenciais > Competências Digitais para o Ensino a Distância CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Diogo Casa Nova FORMADOR (A): Rita de Cassia Silva dos Santos INÍCIO: 2024-11-26 FIM: 2024-12-23 CANDIDATURAS DE: 2024-10-09 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-11-10 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) ENQUADRAMENTO: Desenhada para desenvolver competências digitais para os estudantes que queiram ingressar na Universidade Aberta ou noutra instituição de ensino superior, com as competências digitais necessárias para ser estudante na modalidade de ensino a distância. Para além de contribuir para o desenvolvimento de competências digitais, o curso pretende também introduzir hábitos de estudo autónomo e práticas de aprendizagem virtuais absolutamente necessárias para estudantes nesta modalidade de ensino e aprendizagem. O estudante terá a oportunidade de desenvolver competências de utilizador em ferramentas de produção, interagir com uma plataforma de Ensino a Distância (Moodle), aprender a gerir o tempo e aprender a autoavaliar-se, entre outras competências. DESTINATÁRIOS: Dirigida aos estudantes da Universidade Aberta e de outras Instituições de Ensino Superior. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, designadamente, do Turismo de Portugal e ISCPSI. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Idade mínima: 23 anos • Residência em Portugal, durante a frequência da formação CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido candidatura completa; 2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros (se for o caso, no formulário da candidatura selecionar na “Entidade patronal”: Associado do Turismo de Portugal ou Polícia de Segurança Pública); 3º Estar matriculado na Universidade Aberta, noutro curso; 4º Ordem cronológica do registo da candidatura. OBJETIVOS: • Identificar as diversas funcionalidades da Moodle conseguindo, de forma imediata, classificar cada um dos ícones e a sua representação; • Explicar, de forma sistemática, as características principais da comunicação online e contrastar com a comunicação presencial; • Converter vários tipos de documentos em formato PDF e demonstrar competências na submissão dos trabalhos em múltiplas plataformas digitais; • Delimitar as práticas de estudo que podem recolher a ferramentas de Inteligência Artificial diferenciando os contextos em que não podem ser utilizadas estas ferramentas; • Demonstrar a resiliência e capacidade de gestão de tempo para ser um estudante em ensino a distância. CONTEÚDOS: Tema 1 - Navegar na Moodle e saber comunicar Tema 2 | O ensino a distância e o estudante online Tema 3 | Desenvolvimento de competências digitais no contexto académico Tema 4 | A ética no ensino online, o plágio e a inteligência artificial METODOLOGIA: Consultar o Guia. AVALIAÇÃO: A conclusão das e-atividades com sucesso resultará na creditação de 40% da nota final. Os outros 60% serão avaliados na prova final que decorrerá na plataforma WISEflow. O estudante será avaliado de 0 a 20. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 7 de Outubro de 2024