Microcredenciais > Competências Digitais para o Ensino a Distância CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Diogo Casa Nova FORMADOR (A): Rita de Cassia Silva dos Santos INÍCIO: 2025-02-24 FIM: 2025-04-12 CANDIDATURAS DE: 2024-12-17 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-01-24 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso ENQUADRAMENTO: Desenhada para desenvolver competências digitais para os estudantes da Universidade Aberta ou noutra instituição de ensino superior, com as competências digitais necessárias para ser estudante na modalidade de ensino a distância. Para além de contribuir para o desenvolvimento de competências digitais, o curso pretende também introduzir hábitos de estudo autónomo e práticas de aprendizagem virtuais absolutamente necessárias para estudantes nesta modalidade de ensino e aprendizagem. O estudante terá a oportunidade de desenvolver competências de utilizador em ferramentas de produção, interagir com uma plataforma de Ensino a Distância (Moodle), aprender a gerir o tempo e aprender a autoavaliar-se, entre outras competências. DESTINATÁRIOS: Dirigida aos estudantes da Universidade Aberta e de outras Instituições de Ensino Superior. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, designadamente, do Turismo de Portugal e ISCPSI. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Idade mínima: 23 anos • Residência em Portugal, durante a frequência da formação CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido candidatura completa; 2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros (se for o caso, no formulário da candidatura selecionar na “Entidade patronal”: Associado do Turismo de Portugal ou Polícia de Segurança Pública); 3º Estar matriculado na Universidade Aberta, noutro curso; 4º Ordem cronológica do registo da candidatura. OBJETIVOS: • Identificar as diversas funcionalidades da Moodle conseguindo, de forma imediata, classificar cada um dos ícones e a sua representação; • Explicar, de forma sistemática, as características principais da comunicação online e contrastar com a comunicação presencial; • Converter vários tipos de documentos em formato PDF e demonstrar competências na submissão dos trabalhos em múltiplas plataformas digitais; • Delimitar as práticas de estudo que podem recolher a ferramentas de Inteligência Artificial diferenciando os contextos em que não podem ser utilizadas estas ferramentas; • Demonstrar a resiliência e capacidade de gestão de tempo para ser um estudante em ensino a distância. CONTEÚDOS: Tema 1 - Navegar na Moodle e saber comunicar Tema 2 | O ensino a distância e o estudante online Tema 3 | Desenvolvimento de competências digitais no contexto académico Tema 4 | A ética no ensino online, o plágio e a inteligência artificial METODOLOGIA: Consultar o Guia. AVALIAÇÃO: A conclusão das e-atividades com sucesso resultará na creditação de 40% da nota final. Os outros 60% serão avaliados na prova final que decorrerá na plataforma WISEflow. O estudante será avaliado de 0 a 20. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 8 de Novembro de 2024