Extensão Universitária e Cultural > Iniciação à Língua e Cultura Árabes – Nível I CRÉDITOS / ECTS: 2 DURAÇÃO: 52 horas FORMADOR (A): Mostafa Zekri INÍCIO: 2021-10-27 CANDIDATURAS DE: 2021-09-06 CANDIDATURAS ATÉ: 2021-10-20 CUSTO: 153€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: Este é um curso de iniciação à língua e cultura árabes. Os formandos iniciam-se à escrita e leitura da língua árabe literária, língua oficial dos países árabes desde o Norte da África até o Médio Oriente. O método de ensino é adaptado aos lusófonos. O desenvolvimento histórico da língua, que será realizado, é uma componente fundamental para a compreensão e o acompanhamento da aprendizagem. Para uma melhor contextualização histórico-cultural da língua e da sua estrutura com base nas informações históricas, antropológicas e epistemológicas, o formando será igualmente iniciado na cultura árabe. A abordagem é, então, interdisciplinar. Os exemplos e textos básicos previstos na formação focam principalmente temáticas relacionadas com o mundo empresarial, o turismo e a iniciação à cultura facilitando a compreensão e domínio das questões da língua. DESTINATÁRIOS: Profissionais em qualquer atividade empresarial, desde o turismo a outras áreas com necessidade de contactos com regiões falantes da língua árabe, estudantes e público em geral interessado em iniciar-se à língua e cultura árabes. OBJETIVOS: - Iniciação à escrita árabe. − Iniciação à leitura do árabe. − Iniciação à comunicação básica em árabe. − Aquisição do conhecimento básico e fundamental para a compreensão da cultura árabe e das mentalidades dos diferentes povos árabes. − Aquisição das ferramentas necessárias para compreender e interpretar a atualidade dos países árabes. CONTEÚDOS: O curso é lecionado no regime online, recorrendo à plataforma de e-learning da Universidade Aberta e seguindo o modelo pedagógico virtual desta Universidade. Os formandos terão de instalar uma fonte de escrita árabe nos seus computadores. Os formandos terão acesso aos textos e outro tipo de material de apoio quer na parte linguística, quer na parte cultural. Programa linguístico: Escrita: − História da língua árabe − Alfabeto árabe − Tipologia alfabética conforme as formas gráficas − As vogais − As palavras − Os pronomes pessoais − Os demonstrativos − As preposições − As expressões de tempo Leitura e comunicação: − Os países − No aeroporto − No hotel − No restaurante − No táxi − Na empresa − Os números − As cores − Passear BIBLIOGRAFIA: - Beeston, A. F. L. (1971), Arabic Nomenclature: A summary guide for beginners. Oxford: Oxford University Press, - Frei João de Sousa (1981), Vestígios da língua arábica em Portugal, Lisboa: A. Farinha de Carvalho. - Hourani Albert (2006), Uma história dos povos árabes, Companhia de Bolso. - Mostafa Zekri (2002), Manual de iniciação ao Árabe, Ed. UAlg. - Sabbagh, Alphonse Nagib (2011), Dicionário árabe-português, Ed. Almádena Editora. METODOLOGIA: A presente ação é lecionada na modalidade de eLearning, em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A ação de formação tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e pela resolução de problemas. AVALIAÇÃO: Espera-se que durante a ação o formando participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que elabore as e-atividades de aprendizagem propostas no curso. A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. A avaliação final é atribuída na escala de 0 a 20 valores. Consideram-se aprovados os formandos que obtiverem pelo menos 10 valores na classificação final. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 27 de Agosto de 2021