Microcredenciais > Docência Digital em Rede CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): José António Moreira FORMADOR (ES): José António Moreira, Idalina Santos, Ana Machado INÍCIO: 2024-06-03 FIM: 2024-07-05 CANDIDATURAS DE: 2024-05-22 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-05-28 CUSTO: Gratuito (financiamento PRR) Guia de Curso (Consultar, por favor, o “Módulo 2 – Docência Digital em Rede” do Programa). ENQUADRAMENTO: Este tema de iniciação à Docência Digital em Rede tem como objetivo conhecer os desafios da Educação (a Distância) Digital, relacionados com os diversos espaços, ambientes personalizados de aprendizagem e modalidades de aprendizagem; desenvolver competências básicas para a conceção e organização de ambientes digitais educativos em rede; analisar atividades educativas em ambientes digitais em rede, identificando criticamente os seus principais elementos e utilizar o digital, enquadrado em modelos e práticas educativas próprias. No final, pretende-se que o formando crie uma e-atividade digital. DESTINATÁRIOS: Esta edição destina-se exclusivamente a Formadores pertencentes à UALV e aos Formadores encaminhados pelos Parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Idade mínima: 23 anos • Residência em Portugal, durante a frequência da formação CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido candidatura completa 2º Pertencer a entidade Parceira e/ou ser referenciado pela UALV 3º Ordem cronológica do registo da candidatura • Nº DE VAGAS: 50 OBJETIVOS: Este percurso de aprendizagem vai permitir-lhe: • Refletir sobre as diferenças e semelhanças entre as dinâmicas comunicativas e interativas dos contextos educativos presenciais e de EaDD; • Contactar com ferramentas tecnológicas que permitem diferentes tipos de comunicação e interação; • Analisar diversas formas de apoio ao estudante online. CONTEÚDOS: 1. Educação, Comunicação e Colaboração Digital 2. Ambientes, Plataformas e Tecnologias Digitais 3. E-atividades de Aprendizagem Digital 4. Práticas de Avaliação Digital METODOLOGIA: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas, para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores. AVALIAÇÃO: Contínua, baseada na participação nos fóruns temáticos, na realização das atividades propostas e nos trabalhos produzidos ao longo da formação. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 20 de Maio de 2024