Formação Profissional > Epidemiologia e Saúde Pública CRÉDITOS / ECTS: 2,5 DURAÇÃO: 65 horas/1+10 semanas FORMADOR (A): Maria Luísa Soares da Silva INÍCIO: 2024-04-16 CANDIDATURAS DE: 2024-02-05 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-03-26 CUSTO: 300€ Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: A pertinência deste curso relaciona-se com o aumento da frequência de epidemias a nível mundial nas últimas décadas. É importante que a sociedade tenha um conhecimento básico sobre Epidemiologia e Saúde Pública porque isso permitirá às pessoas reagir aos surtos de forma mais correta e rápida. Por outro lado, o curso possibilitará a atualização de conhecimentos aos profissionais de saúde, capacitando-os para um melhor aconselhamento ao utente. O curso pretende dar formação nos aspetos da prevenção de diversos tipos de doenças infecciosas e não infecciosas, interpretação de indicadores de saúde e risco epidemiológico, e interpretação de estudos epidemiológicos. DESTINATÁRIOS: Licenciados em ciências da saúde ou afins (farmacêuticos, médicos, enfermeiros, técnicos de farmácia); estudantes de licenciatura em ciências da saúde ou afins; pessoas que não são profissionais de saúde, mas que querem ter conhecimentos gerais sobre Epidemiologia e Saúde Pública. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Cumulativamente, os formandos devem possuir: • Habilitações escolares mínimas ao nível da licenciatura (1º ciclo do Ensino Superior); • Conhecimentos e prática de informática como utilizadores, em ambiente Windows; • Prática de utilização de browsers de navegação na Web; • Uma conta de correio eletrónico ativa e prática na sua utilização; • Disponibilidade de tempo mínima de 12 horas por semana para: • Realização do autoestudo dos conteúdos disponibilizados online; • Pesquisa de informação com interesse para o âmbito dos diversos módulos; • Realização de todas as e-atividades propostas (testes, trabalhos, etc.); • Elaboração do trabalho final. OBJETIVOS: Os objetivos do curso são: • Definir epidemiologia e indicar o seu âmbito e a sua função • Distinguir saúde e doença e descrever a história natural da doença • Descrever os diferentes níveis de prevenção da doença • Distinguir endemia, epidemia e pandemia • Explicar a causalidade múltipla da doença • Explicar o triângulo epidemiológico, a teia de causalidade e a roda • Distinguir as diferentes formas de medição em Epidemiologia: razão, proporção e taxa • Distinguir incidência e prevalência e calcular taxa de incidência e taxa de prevalência • Distinguir taxa bruta, específica e ajustada e enumerar vantagens e desvantagens de cada uma • Enumerar e distinguir as diferentes fontes de informação em Epidemiologia • Enumerar, distinguir e calcular os diferentes indicadores de saúde • Caracterizar a Epidemiologia Descritiva quanto às pessoas, lugar e tempo • Caracterizar a Epidemiologia Analítica • Distinguir estudos por observação e estudos por experimentação • Distinguir estudos retrospetivos, estudos prospetivos, estudos prospetivos históricos e estudos transversais • Distinguir e calcular risco relativo, razão de risco, risco atribuível • Enumerar os problemas na investigação etiológica das doenças • Calcular o índice de letalidade das doenças infeciosas • Distinguir a gravidade clínica das doenças infeciosas • Enumerar e caracterizar os componentes do processo infecioso • Conhecer os diferentes níveis de infeção, mecanismos de transmissão e aspetos da transmissão pessoa-a-pessoa • Enumerar as medidas específicas de luta contra as epidemias • Enumerar os fatores de risco do cancro • Conhecer as medidas de prevenção da sida e as fases da doença • Enumerar os fatores de risco das doenças cardiovasculares, diabetes de tipo 2, doença pulmonar obstrutiva crónica e obesidade • Caracterizar a Epidemiologia ocupacional CONTEÚDOS: Módulos do curso: Módulo 1. Epidemiologia. Conceito e evolução histórica. Epidemiologia descritiva e analítica. Módulo 2. Saúde / doença. História natural da doença. Caracteres epidemiológicos. Associação e causalidade. Módulo 3. Medidas de mortalidade. Indicadores de saúde. Taxas, razões, proporções. Noção de risco. Cálculo do risco. Módulo 4. Noções gerais sobre estudos epidemiológicos. Classificação dos estudos epidemiológicos. Fontes de dados. Módulo 5. Epidemiologia das doenças infecciosas e não infecciosas. Módulo 6. Epidemiologia das doenças. Cancro, doenças cardiovasculares, sida, doenças crónicas, doenças mentais. Módulo 7. Epidemiologia ocupacional. BIBLIOGRAFIA: • Judith S. Mausner, Shira Kramer, Introdução à Epidemiologia, 5ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2009 • Leon Gordis, Epidemiology, 4th Edition, Saunders Elsevier, 2009 • Kenneth J. Rothman, Epidemiology: an introduction, 2nd Edition, Oxford University Press, 2012 COMPETÊNCIAS: • Utilizar na comunicação profissional a terminologia específica associada à Epidemiologia; • Interpretar os indicadores de saúde e estudos epidemiológicos; • Calcular e interpretar o risco em Epidemiologia; • Reconhecer a importância da Epidemiologia ocupacional; • Desenvolver a capacidade de análise de textos científicos e explicar os fundamentos teóricos dos problemas práticos; • Desenvolver a capacidade de autoaprendizagem, pesquisa e escolha de informação adequada. METODOLOGIA: A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning e adota o modelo de ensino/aprendizagem de 5 níveis de que nos fala Gilly Salmon (2000). AVALIAÇÃO: Informações sobre o processo de avaliação no Guia de Curso. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quinta, 1 de Fevereiro de 2024