Formação Profissional > Liderança Emocional CRÉDITOS / ECTS: 1 DURAÇÃO: 26 horas FORMADOR (A): João Lemos INÍCIO: 2022-04-12 CANDIDATURAS DE: 2022-03-08 CANDIDATURAS ATÉ: 2022-04-05 CUSTO: 90€ ETIQUETAS: Educação Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: Um dos objectivos primordiais dos líderes é exponenciar sentimentos positivos nos seus colaboradores e fazê-los evoluir enquanto profissionais. Sendo pessoas a liderar outras pessoas, a raiz de fundo da liderança tem uma clara natureza emocional. Uma liderança emocionalmente inteligente conduz quer ao bom desempenho, quer ao sucesso das organizações. De que recursos emocionais é que um líder se pode apetrechar para ser bem sucedido? Como evitar problemas e desmotivação nos colaboradores? Quais as características fundamentais dos líderes que têm mais sucesso? Como é que os líderes criam um ambiente emocional propício à inovação, aumento de criatividade e direcionado para o sucesso? Abordando a temática da Inteligência Emocional e da Liderança, damos os primeiros passos rumo a uma Liderança Emocional e correspondente sucesso. DESTINATÁRIOS: • Líderes e Dirigentes • Gestores de Recursos Humanos • Chefes de Equipa • Quem quer desenvolver e aprofundar a vertente da liderança OBJETIVOS: • Compreender os conceitos de Inteligência Emocional, os seus domínios e como a mesma pode causar ressonância e/ou dissonância; • Interiorizar os conceitos de liderança, quais os seus efeitos nos colaboradores, os diversos estilos e competências de um líder; • Aprender a liderar de forma emocional. CONTEÚDOS: 1 - Inteligência Emocional (6h) a) Introdução à inteligência emocional (2h) b) Ressonância (1h) c) Dissonância (1h) d) Domínios da Inteligência Emocional (2h) 2 - Liderança (12h) a) Conceito de Liderança (2h) b) Liderança Primal (2h) c) O efeito de contágio na Liderança (1h) d) Estilos de Liderança (3h) e) Liderar com Ressonância (1h) f) Evitar a dissonância (1h) g) Inteligência Emocional: competências de liderança (2h) 3 - Liderança Emocional (8h) a) Gerir Emoções (2h) b) Pessoas, não números (2h) c) As relações pessoais e o sucesso duma equipa (2h) d) Liderar com emoções (2h) BIBLIOGRAFIA: BRADBERRY, Travis, Emotional Intelligence 2.0, 2009. CROWLEY, Mark C., Lead From The Heart: Transformational Leadership For The 21st Century, 2011. GOLEMAN, Daniel, Primal Leadership, With a New Preface by the Authors: Unleashing the Power of Emotional Intelligence, 2013. PINK, Daniel H., When: The Scientific Secrets of Perfect Timing, 2018. GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; MCKEE, Annie, Harvard Business Review Everyday Emotional Intelligence: Big Ideas and Practical Advice on How to Be Human at Work, 2017. METODOLOGIA: A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. AVALIAÇÃO: Espera-se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize as atividades de aprendizagem propostas (e-atividades). O formando deverá ainda elaborar um trabalho, pelo que no início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 8 de Março de 2022