Formação Profissional > Literacia da Informação e Inovação CRÉDITOS / ECTS: 7 ECTS DURAÇÃO: 12 semanas COORDENAÇÃO : Glória Bastos (UAb), Helen Casarin (UNESP) VICE-COORDENADOR (A): Ana Novo (UAb) INÍCIO: 2021-09-20 FIM: 2021-12-16 CANDIDATURAS DE: 2021-06-15 CANDIDATURAS ATÉ: 2021-08-31 CUSTO: 150€ Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso »» Formulário de Candidatura localizado no final desta página «« Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: O curso "Literacia da Informação e Inovação", apresenta-se como um curso de aperfeiçoamento na área da Ciência da Informação, resultante de uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita filho” (UNESP), Brasil, e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). A especificidade dos contextos de ensino e de aprendizagem do século XXI, decorrente das inovações tecnológicas e da introdução de ambientes digitais, exige uma nova atitude dos profissionais da informação na sua relação com os diferentes utilizadores/usuários e com as suas aprendizagens, onde o domínio das literacias é um elemento essencial. Neste contexto, sabemos que as bibliotecas universitárias têm melhorado as suas condições funcionais, enriquecendo os seus acervos com recursos documentais e de informação, por forma a responder às necessidades do seu público-alvo, os professores e alunos do ensino superior. Revela-se assim pertinente a formação e aperfeiçoamento de capacidades dos profissionais da informação que atuam no ensino superior para ensinar e desenvolver nos estudantes e professores competências nas diversas literacias em contexto educativo de nível superior. Todos os elementos da sociedade atual, incluindo os que atuam ao nível do ensino superior – professores, estudantes e profissionais da informação – devem saber gerir a informação e entender os problemas éticos levantados pela aquisição, processamento, armazenamento, disseminação e uso da informação. A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor da biblioteca universitária enquanto plataforma de acesso à informação nos mais variados formatos e suportes. Por outro lado, é igualmente fundamental saber usar os recursos tecnológicos para novos contextos formativos a partir da biblioteca. Esses recursos podem ser utilizados para os processos de educação formal e informal, usando aplicativos e interfaces digitais da web 2.0, que vão permitir criar e inovar a formação do profissional da informação e dos utilizadores da biblioteca universitária. DESTINATÁRIOS: Este curso de aperfeiçoamento destina-se sobretudo aos bibliotecários que atuam no contexto do ensino superior, podendo também interessar a bibliotecários que atuam em outros contextos, bem como outros profissionais da área da Ciência da Informação. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Consulte o Guia da Curso, sff. OBJETIVOS: Os objetivos gerais do curso consistem em promover um conhecimento atualizado em áreas de inovação relacionadas com a Ciência da Informação e a prática dos bibliotecários no ensino superior. No final do curso pretende-se que os formandos estejam capacitados para: • Desenvolver estratégias para uma interação com os utilizadores/usuários da biblioteca universitária para que estes desenvolvam competências em literacia digital e informacional; • Debater o papel dos Recursos Educacionais Abertos no contexto da biblioteca do Ensino Superior e emitir recomendações e tomar decisões relacionadas com esse âmbito; • Conceber situações e oportunidades de aprendizagem utilizando as diversas interfaces digitais; • Inovar na comunicação com o utilizador/usuário fazendo uso de recursos tecnológicos. CONTEÚDOS: O curso desenvolve-se ao longo de 12 semanas de formação, num total de 182 horas de trabalho (7 ECTS, segundo creditação da UAb). Está organizado em três módulos que abordam temas que pretendem ir ao encontro dos desafios que hoje em dia os profissionais da informação enfrentam. Esses módulos são precedidos de um módulo específico (Módulo 0) que tem como objetivo proporcionar um primeiro contacto com o ambiente virtual de aprendizagem onde o curso se irá desenrolar, no presente caso, a plataforma Moodle da UAb. MÓDULO 0 | AMBIENTAÇÃO AO CONTEXTO ONLINE DO CURSO [Duração: 1 semana] MÓDULO 1 | LITERACIA DIGITAL E DA INFORMAÇÃO [Duração: 4 semanas] MÓDULO 2 | RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E CURADORIA DE RECURSOS [Duração: 3 semanas] MÓDULO 3 | RECURSOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO [Duração: 4 semanas] Para mais informações, consulte o Guia da Curso, sff. METODOLOGIA: O curso desenvolve-se totalmente a distância, no ambiente virtual de aprendizagem da UAb, e de acordo com as orientações do Modelo Pedagógico Virtual (MPV) da Universidade Aberta. A comunicação será essencialmente assíncrona, baseada nas ferramentas da plataforma Moodle e outras que possam ser associadas ao processo de ensino e aprendizagem. Decorre em contexto de classe virtual, baseando-se na interação entre os participantes, na discussão dos temas propostos e na realização das atividades diversificadas que são propostas. Estima-se cerca de 10h de trabalho por semana para realizar leituras e pesquisas e as atividades que são propostas. AVALIAÇÃO: A avaliação tem caráter individual e distribui-se da seguinte forma: atividades propostas nos módulos (60%) e atividade final (40%). A avaliação tomará formas diversificadas, definidas no Roteiro de Aprendizagem. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 10 de Março de 2021