Formação Contínua de Professores > Metodologias Criativas do Design da Aprendizagem Online (MCDA) CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Lina Morgado FORMADOR (A): Paula Carolei INÍCIO: 2022-03-10 CANDIDATURAS DE: 2022-01-20 CANDIDATURAS ATÉ: 2022-03-03 CUSTO: 90€ Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ———————————————————————————————- ———————————————————————————————- ENQUADRAMENTO: O curso desenvolve-se a partir dos resultados de investigação de um projeto de investigação em curso no Laboratório de Educação a Distância e eLearning/DEED sobre design da aprendizagem em contextos elearning, híbridos e blended learning para vários perfis de docentes e atores em contextos formativos. O curso tem como objetivo apresentar e efetuar um percurso de experimentação de metodologias criativas para design da aprendizagem na escolha, adaptação ou elaboração de recursos, atividades e intervenções que são projetadas pelo docente em contexto elearning, híbrido ou blended. Encontra-se integrado e financiado pela unidade de investigação e desenvolvimento (UID 4372) Laboratório de Educação a Distância e eLearning onde decorre o projeto de pós-doutoramento Nº UID4372/FCT-FA-PPhD2020-03 Projetar- Concretizar-Atuar: a contribuição do design educacional para a pesquisa -formação de educadores. DESTINATÁRIOS: - Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática. ÁREA DE FORMAÇÃO - Tecnologias da informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas ou à gestão escolar. Registo de acreditação CCPFC/ACC-111220/21 CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Ter disponibilidade para instalar software nos dispositivos (computador/tablet). OBJETIVOS: O curso tem como objetivos introduzir os formandos/docentes às técnicas de design da aprendizagem online de forma sustentada nas metodologias que decorrem da investigação realizada neste campo. No final os formandos serão capazes de: 1) Conhecer as potencialidades criativas das metodologias: por projetos (PjBL); por problemas; (PBL); colaborativas (TBL); imersivas (Gamificação); analíticas (Analytics) para contextos de aprendizagem online, híbridos e blended. 2) Aplicar os princípios da aprendizagem criativa: projetar, experimentar, aprender com os pares com envolvimento e propósito a percursos de aprendizagem de aprendizagem online, híbridos e blended. 3) Refletir criticamente sobre práticas pedagógicas, apresentando propostas de melhorias e transformação na prática docente e na aprendizagem do aluno de aprendizagem online, híbridos e blended. 4) Integrar na prática pedagógica as evidências da investigação atual no campo do design educacional. CONTEÚDOS: 1. Introdução às Metodologias Criativas de Design da Aprendizagem 2. Exploração de Percursos, Artefactos e Ferramentas Digitais : Projetar/Experimentar/Aprender 3. Planeamento e/ou Adaptação de um Projeto 4. Apresentação do Projeto METODOLOGIA: Esta ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância e decorre totalmente online em ambiente de “classe virtual”, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta, bem como de outras plataformas e dispositivos digitais necessários para trabalhar a temática do curso. AVALIAÇÃO: Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. A avaliação é contínua, compreendendo a participação nas discussões em fórum e a elaboração de um trabalho final. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 11 de Janeiro de 2022