Formação Profissional > Softskills – Ferramentas de Sucesso CRÉDITOS / ECTS: 1 DURAÇÃO: 26 horas / 4 semanas FORMADOR (A): João Lemos INÍCIO: 2022-05-17 CANDIDATURAS DE: 2022-04-05 CANDIDATURAS ATÉ: 2022-05-03 CUSTO: 90€ (prestação única) Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. Atenção: Pagamento a realizar até ao início do curso. ENQUADRAMENTO: Softskills. Este não é mais um termo do quotidiano comum uma vez que corresponde, neste momento, a uma das maiores mais-valias do trabalhador e uma das prioridades aquando da integração numa equipa ou trabalho específico. Normalmente, os recrutadores procuram candidatos com determinadas hard skills e soft skills. As primeiras são o grupo das competências técnicas e conhecimentos específicos necessários para realizar uma determinada tarefa ou função. As segundas, as competências pessoais, pertencem ao grupo dos requisitos comuns a quase todos os empregos, ou seja, são as características que nos tornam “empregáveis” aos olhos de qualquer recrutador. As “competências” são um tema cada vez mais em alta e, muito provavelmente, muito será ainda falado sobre os tópicos que tal termo envolve. Gerir uma função com base nas competências profissionais, por exemplo, torna-se cada dia mais necessária nas organizações, pois este modelo surgiu como alternativa ao que era usado há anos, em que o foco era apenas nas habilidades técnicas. Sabemos que hoje ter apenas hard skills não é suficiente para se ser um bom profissional, sendo as soft skills, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Cada vez mais é necessário que um líder saiba inspirar a sua equipa, tenha uma boa capacidade de persuasão e de incutir confiança, saiba ouvir e também gerir os seus tempos, entre outros. A atualidade do tema e a ausência de formações específicas relativas a este tema, tornam-no uma prioridade e um investimento acertado. DESTINATÁRIOS: • Líderes e Dirigentes • Gestores de Recursos Humanos • Chefes de Equipa • Qualquer trabalhador que queira desenvolver as suas capacidades em áreas de liderança/chefia e afins; OBJETIVOS: • Compreender os conceitos Hard Skills e Soft Skills; • Perceber a sua importância no contexto atual do mercado de trabalho; • Ter acesso ao catálogo de Soft Skills e perceber a importância da sua aplicação; • Aprender a desenvolver Soft Skills individuais; • Interligar as capacidades individuais e o mercado de trabalho; • Fazer a ligação entre competências e gestão de carreira. CONTEÚDOS: 1- SKILLS (8h) a) Inteligência Emocional (2h) b) Skills (2h) c) Hard Skills (1h) d) Soft Skills (1h) e) Mercado de trabalho actual (2h) 2- SOFT SKILLS (10h) a) Conceito (2h) b) Importância (2h) c) Catálogo (2h) d) Soft Skills e liderança (2h) e) Mercado de trabalho do futuro (2h) 3- DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS (8h) a) Autoconhecimento (2h) b) Da teoria à prática (2h) c) Soft Skills e entrevistas (2h) d) Melhor pessoa, melhor trabalhador (2h) BIBLIOGRAFIA: • Belsky, Jared (2018), The Great Client Partner: How Soft Skills Are the True Currency in Client Relationships, Mahopac Publishing, 2018; ISBN-13: 978-1544500928; • Dweck, Carol S. (2017), Mindset : a nova psicologia do sucesso, Dweck ; tradução S. Duarte. – 1a ed. – São Paulo: Objetiva, 2017, ISBN 978-85-470-0024-0. • Habtewold, Assegid (2017), Soft Skills That Make or Break Your Success: 12 Soft skills to master self, get along with, and lead others successfully, Success Pathways Press, 2017, ASIN: B073JT646Z; • Higgins, Jessica (2018), 10 Skills for Effective Business Communication: Practical Strategies from the World's Greatest Leaders, Tycho Press, 2018, ISBN-13: 978-1641520980. METODOLOGIA: A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. AVALIAÇÃO: A avaliação é contínua, compreendendo a participação nas discussões em fórum (60%) e a elaboração de um trabalho final relacionado com o tema em questão (40%). Espera-se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize as atividades de aprendizagem propostas (e-atividades). O formando deverá ainda elaborar um trabalho, pelo que no início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 9 de Março de 2022