Um grupo de docentes e estudantes do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar da Universidade Aberta (UAb), coordenado pela professora Ana Pinto Moura, participou na semana presencial do Blended Intensive Program (BIP) Food Innovation and the Consumer, que decorreu de 7 a 11 de abril na Universitat Politècnica de València (UPV), em Espanha.
O curso, dirigido a estudantes de mestrado e doutoramento, com a duração de um mês e financiado pelo Programa Erasmus+ resulta de uma parceria entre a UAb, que coordenou o projeto, a UPV, Espanha, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e a National and Kapodistrian University of Athens (UoA), Grécia.
Agrupados em equipas multi-institucionais e tendo por base a metodologia Design Thinking, os estudantes conceberam um conceito de produto alimentar inovador e tiveram a oportunidade de desenvolver o protótipo nas instalações do “FoodLab” da UPV, usufruindo do equipamento e das condições proporcionadas.
Após uma sessão de apoio ao desenvolvimento de uma comunicação “Elevator Pitch”, os estudantes apresentaram os seus produtos alimentares inovadores, expondo o posicionamento da marca, embalagem e comunicação.
As atividades foram complementadas no primeiro dia com apresentações multiculturais, desenvolvidas pelos próprios estudantes e com a realização de sessão de team building, desenvolvida no Valencia Club de Cocina, onde os estudantes foram organizados em equipas e aprenderam a prepara as tradicionais tortilla e paella. O Curso trouxe ainda aos estudantes a oportunidade de aprender a confecionar pastelaria tradicional de Páscoa, num workshop prático realizado na joseALBA Escuela de Pastelaria.
Em sintonia com o espírito das formações Erasmus+, o curso promoveu uma elevada troca cultural entre os participantes de sete nacionalidades diferentes (Portugal, Espanha, Grécia, França, Itália, Brasil e Colômbia), tendo conduzido a novas competências e deixado memórias indeléveis para o futuro.

ABRIL 2025 #196