Está aberto o Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019, com candidaturas a decorrer até ao próximo dia 28 de março. Serão atribuídas 950 bolsas, um número igual ao do ano passado e superior ao concedido em anos anteriores.
Neste ano, foram introduzidas algumas novidades e simplificações na submissão de candidaturas.
Já é possível utilizar a nova plataforma curricular CIÊNCIAVITAE – um currículo único, personalizado, simples, harmonizado e estruturado, que irá brevemente substituir plataformas como o FCT|SIG CV e DeGóis.
As Bolsas de Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento para a obtenção do grau académico de Doutor. Permitem aos jovens investigadores dedicarem-se em exclusivo à sua investigação, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A FCT apoia atualmente mais de 5 mil bolsas de doutoramento.
Os trabalhos de investigação a realizar pelos candidatos no âmbito deste concurso podem ser desenvolvidos em qualquer ambiente intensivo em conhecimento, designadamente em colaboração com empresas e outras instituições públicas e privadas, incluindo a Administração Pública. As instituições de acolhimento podem ser Unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos ou Centros de Interface.