A Universidade Aberta (UAb), a Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH) e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) participaram, no passado dia 22 de dezembro, na assinatura de um protocolo de cooperação para implementação de projetos conjuntos de investigação e organização de eventos científicos e culturais para a divulgação do legado intelectual do poeta e pedagogo Sebastião da Gama.
O acordo de cooperação que tem a duração de um ano e renovação automática por iguais períodos foi celebrado numa cerimónia que decorreu na Câmara Municipal de Setúbal, em que estiveram presentes o vice-reitor da UAb, Domingos Caeiro, o diretor da CIDH, José Eduardo Franco e o coordenador do polo do CLEPUL, João Relvão Caetano.
Para além da UAb, da CIDH e do CLEPUL firmaram também este acordo a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de freguesia de Azeitão, a Associação Cultural Sebastião da Gama e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.
Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, tendo completado a licenciatura em Filologia Românica em 1947 na Faculdade de Letras de Lisboa.
“Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta editada em vida, seguindo-se “Cabo da Boa Esperança”, de 1947, e “Campo Aberto”, 1951.
No dia 7 de fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a adolescência.