Henrique São Mamede, docente do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT), colaborou em projeto sobre mobilidade inteligente que abrange a área dos municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, conhecida por Quadrilátero Urbano.
Através da caracterização dos sistemas de informação de suporte aos serviços de mobilidade, o projeto visou a definição da arquitetura do Minho Access Point (MAP), um ponto de acesso regional a dados de mobilidade, bem como a especificação da respetiva interoperabilidade que irão permitir a implementação, num futuro próximo, de sistemas de transporte inteligentes naquela área geográfica.
Esta iniciativa insere-se no contexto mais alargado do projeto europeu C-Streets, que tem por objetivo proporcionar uma plataforma de mobilidade inteligente no espaço da União Europeia.
Para além do docente da UAb, colaboraram no projeto os investigadores José Correia, Frederico Branco, Arsénio Reis e Artur Capela, com vínculos ao INESC TEC e à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Fevereiro de 2022 #158