Globalização como Problema. Temas de Estudos Globais é a primeira obra da coleção de Estudos Globais – Compreender a Globalização, editada recentemente pela Imprensa da Universidade de Coimbra.
A publicação, dirigida por José Eduardo Franco e João Relvão Caetano, docentes da Universidade Aberta, aborda o termo «globalização» enquanto novo paradigma de conhecimento multidisciplinar e multidimensional baseado no pioneirismo do conceito de «aldeia global» do canadiano Marshall McLuhan nos anos 60 do século passado.
Na apresentação da coleção, os autores introduzem o conceito de «globalogia», referindo-se ao campo epistemológico construído pelos estudos globais. A globalogia pode, assim ser definida como «uma ciência que procura compreender o mundo em processo de globalização, na sua história e na complexidade do seu estado presente, caracterizado pelos movimentos de intercâmbio, pelas interações entre comunidades humanas espalhadas por todo o planeta Terra, que geraram, e continuam a gerar, inter-relações, interfecundações e metamorfoses nos mais diversos planos (cultural, económico, político, religioso, social)».
Participam na publicação os seguintes autores: Adriano Moreira, José Renato Gonçalves, Carlos Carreto, Alberto Vieira, Eduardo Paz Ferreira, Onésimo Teotónio Almeida, João Costa, José Carlos Seabra Pereira, António Mega Ferreira, Gonçalo M. Tavares, Lilian Jacoto e Valérie Devillard.
A obra pode ser descarregada, em acesso aberto, no formato de e-book.
Dezembro 2020 #144