eL@IES debateu transformação digital

Teve lugar, online, no dia 10 de dezembro, o IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior – eL@IES.

O evento, de iniciativa do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), da Universidade Aberta (UAb), foi este ano organizado em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e contou com 200 participantes.

O programa desta edição foi subordinado ao tema “Do Ensino de Emergência à Transformação Digital” e foi também esse o título da conferência de abertura proferida pelo Professor Doutor Fernando Ramos (ex-Presidente da Comissão de EAD da Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior – A3ES e Reitor da Universidade Portucalense) que proporcionou uma pertinente e fundamentada reflexão neste âmbito.

Durante os trabalhos discutiram-se três faces da realidade educativa direta ou indiretamente relacionadas com a educação a distância. Assim, num 1.º painel, os três especialistas convidados, Rui Lima (UM), Alex Gomes (UFP- Brasil) e Lúcia Amante (UAb), sob moderação de José Cravino (UTAD), falaram sobre a transformação digital e a sua relação com a transformação pedagógica no ensino superior.

No 2.º painel, moderado por Célio Gonçalo Marques (IPT), o foco recaiu sobre abordagens de ensino híbrido e contou com a presença de Ana Amélia Carvalho – Universidade de Coimbra (UC), Isabel Pereira – Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e Ilka Serra (UEM – Brasil).

Num 3.º e último painel foram analisados e discutidos os atuais desafios da educação a distância com base nas intervenções de Lina Morgado (UAb), Estéban Vasquez Cano – Universidad de Educación de Educação a Distancia (UNED – Espanha) e Luís Borges Gouveia (UFP), sob a moderação de António Quintas-Mendes (UAb).

Ao longo do dia, estes três eixos foram tratados em diferentes instâncias, com intervenções no domínio das políticas, mais especificamente dos referenciais de qualidade da educação a distância; outras situaram-se no domínio da praxis, realçaram os papéis da pedagogia e da sua relação com a tecnologia no contexto atual e, outras ainda, trouxeram ao debate o tema sensível da formação de professores para a educação a distância.

Além dos painéis, que deram lugar a importantes momentos de discussão com todos os participantes, decorreu também mais uma edição do Networking Lounge, onde a apresentação de posters em formato vídeo proporcionou uma partilha de boas práticas na área, permitindo aos participantes momentos específicos de reflexão e de debate sobre os trabalhos desenvolvidos. Foram, neste âmbito, eleitos pelos participantes as três melhores apresentações. “Adequar a formação pedagógica aos desafios da pandemia”, foi o poster eleito em 3.º lugar; o 2º trabalho mais votado tem por título “Resposta docente às mudanças urgentes exigidas pela pandemia” e, em 1.º lugar, o poster “Criação de cursos massivos, online e abertos (MOOC): um estudo de caso no instituto Politécnico de Tomar”.

Na sessão de encerramento, os organizadores congratularam-se com a dinâmica de reflexão e partilha vivenciada. Na lógica de rotatividade e de parceria na organização deste evento, foi ainda anunciado que a próxima edição do eL@IES, prevista para 2022, incluirá como novo parceiro o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro será a instituição anfitriã.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Janeiro de 2022 #157