O Encontro Anual da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) teve lugar em Lisboa, nos dias 6 e 7 de dezembro.
Estas reuniões têm como um dos seus principais objetivos alinhar estratégias e planos de ação entre os Centros Locais de Aprendizagem (CLA) e as diretrizes do Plano Estratégico da Universidade Aberta (UAb), procurando, por isso, promover a comunicação e a colaboração entre estes serviços desconcentrados e as Unidades Orgânicas e os Serviços centrais.
Neste encontro, que reuniu todos os coordenadores dos CLA, bem como os membros da UMCLA, houve oportunidade para debater as estratégias para continuar a potenciar o papel dos CLA como agentes de afirmação institucional nos territórios abrangidos pela rede que operam. A esta discussão juntaram-se, como convidados, os diretores dos Departamentos da UAb e da Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida, para promover dinâmicas de cooperação científica e cultural interinstitucional.
A abertura dos trabalhos esteve a cargo do Coordenador-Geral da Unidade, Domingos Caeiro, vice-reitor para o Desenvolvimento e Cooperação Institucional. Carla Padrel de Oliveira, reitora da UAb, também se fez representar, evocando o papel dos CLA na ligação aos territórios, o seu reforço enquanto articulação de uma sociedade de conhecimento e da Língua Portuguesa e antecipou o futuro desta estrutura desconcentrada da UAb, nomeadamente no apoio necessário à transição para a avaliação digital que marcará o futuro da instituição.
O programa encerrou-se com uma visita guiada ao Palácio Ceia, sede da UAb.
Os CLA são núcleos vocacionados para a promoção de atividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida. Resultam da criação de parcerias entre a UAb e a sociedade civil, procurando desenvolver uma intervenção, em termos culturais e educativos, enquadrada nas dinâmicas locais e de acordo com as especificidades da respetiva área de influência.
Ao longo dos últimos 11 meses, mais de 4 mil pessoas, entre estudantes da UAb e elementos da sociedade civil, participaram em iniciativas dos CLA. Tratou-se de conferências, seminários e outras ações de caráter académico e social, muitas das quais envolvendo parceiros locais e, também, docentes da própria UAb.
Dezembro 2022 #168