FAVILLE – Facilitators of Virtual Learning

O programa Erasmus é um dos programas europeus aos quais tenho uma maior ligação emocional. Tive o prazer e a oportunidade de participar, enquanto estudante há já muito tempo, nas oportunidades de intercâmbio que este programa possibilita desde 1987 e sempre que o meu percurso académico e profissional permitiu, estive de uma forma ou de outra ligado a projetos e promovidos no âmbito deste programa, nas suas diferentes linhas, como parcerias entre instituições de ensino superior ou educação e formação de adultos.

Mais recentemente tive a oportunidade de participar como investigador/gestor de projecto no FAVILLE – Facilitators of Virtual Learning, um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ no âmbito das atividades do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (UAb).

O projeto FAVILLE tem um objetivo ambicioso: melhorar os padrões de qualidade da facilitação em ambientes virtuais de aprendizagem e promover as competências que estes “facilitadores” necessitam para desenvolver ou melhorar as suas competências.

O LE@D-UAb é o parceiro português neste consórcio de sete instituições que envolve cinco países europeus. De entre as organizações pertencentes a este consórcio encontram-se a Hellenic Open University, Grécia, duas organizações não governamentais, a ASTRA e a ENTRE, da Eslováquia, e duas empresas: a HT S.r.L., Itália e IDEC S.A., Grécia.

O FAVILLE entra agora na sua fase final, tendo sido desenvolvido um piloto de um curso modular referente à temática da facilitação em ambientes virtuais de aprendizagem, que contou com a participação mais de 200 participantes de todos os parceiros e países envolvidos e onde investigadores e profissionais da UAb participaram.

No âmbito das atividades do projeto encontra-se ainda o desenvolvimento de uma aplicação web com um conjunto de técnicas para “facilitação em ambientes virtuais de aprendizagem” assim como um instrumento de validação de competências informais para tutores/facilitadores que também estará na sua fase piloto. O desenvolvimento desta aplicação foi particularmente interessante para mim, em colaboração com o a HT-apps, empresa italiana que faz parte do consórcio e, com a ASTRA, coordenadora do mesmo. Foi estimulante encontrar novamente os desafios próprios do desenvolvimento associado às tecnologias educativas e onde existia uma forte preocupação na relação entre design, interface e conteúdos.

Os investigadores do LE@D-UAb associados a este projeto estiveram presentes na 7.ª Conferência Internacional da Immersive Learning Research Network a apresentar o projeto e mais recentemente no encontro Ciência 21, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), onde tive a oportunidade de apresentar o projeto no âmbito do LE@D-UAb.

As atividades deste projeto podem ser acompanhadas nas redes sociais, na newsletter ou no site.

O projeto FAVILLE é co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia FAVILLE: 2019-1-SK01-KA204-060 711.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filipe Penicheiro
Investigador do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D-UAb)

Julho de 2021 #151