Teve lugar no passado dia 8 de abril a 7.ª edição das Jornadas de Informática da Universidade Aberta, um evento anual que reúne a comunidade de investigadores, docentes, estudantes, empregadores e outras entidades que participam e colaboram ou têm interesse em projetos de investigação e ensino nas áreas de Informática e Média-Arte Digital.
As jornadas, organizadas pela Secção de Informática, Física e Tecnologia (SIFT) do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT), constituem um momento de encontro e de partilha de ideias, trabalhos e investigação relevante desenvolvida no âmbito dos cursos da área da informática, bem como de experiências inovadoras de aplicação das tecnologias informáticas a diversas áreas, em especial ao ensino da informática e das tecnologias.
O evento realizou-se nas instalações da Microsoft em Lisboa, que gentilmente cedeu a sala para o encontro. O programa incluiu, na parte da manhã, temas da maior atualidade como “Segurança Informática”, “Tecnologias da Era das Coisas (IoT)”, “Revolução Digital” e “Software e Indústria 4.0”.
Na parte da tarde, foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos no âmbito dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, seguido de uma mesa redonda com professores e estudantes onde foi debatido o tema “Frequentar uma licenciatura na Universidade Aberta”, que contou com uma apresentação e testemunho de um aluno recém-licenciado em Informática.
O encontro terminou com uma síntese da evolução da oferta pedagógica da UAb na área da informática, oferta que tem vindo a aumentar e a ser atualizada, contando presentemente com uma licenciatura, três mestrados e dois doutoramentos, alguns destes cursos em parceria com outras universidades.
Mais informações em http://inforaberta.uab.pt/