Projetos

FYT-ID – Cinquenta anos de docência – Fatores de mudança e diálogos intergeracionais

 

Informado pelo desenvolvimento do profissionalismo dos professores e a valorização da profissão docente, este projeto tem o objetivo geral de criar resultados de investigação e dispositivos que deem conta de histórias de professores e suas variáveis cruciais para a mudança, e que promovam o diálogo entre antigos e novos professores e a sociedade.

São seus objetivos específicos: produzir narrativas de vida que deem conta de dimensões cruciais de inovação e mudança no sistema educativos nos últimos 50 anos; promover o diálogo intergeracional na formação de professores e avaliar os seus efeitos; produzir versões digitais multimodais de narrativas de vida e de diálogos intergeracionais “exemplares” e torná-los acessíveis em repositório aberto- para investigação, formação e comunicação com a sociedade.

O projeto desenvolve-se em três etapas: Recolha e análise de histórias de vida de professores que iniciaram a sua carreira nos anos 1970 (tendo em conta o género e a abrangência regional); Desenvolvimento e avaliação de projetos de formação inspirados pela investigação-ação promotores do diálogo intergeracional; Criação de um Repositório aberto de Histórias de Ensino e Formação constituído por protótipos das histórias e das experiências formativas em função de eixos emergentes da análise.

 

Mais informação:

Ficha de projeto – CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas)

 


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO