Tomámos de empréstimo estes três versos do poema “Minha Aldeia” de António Gedeão para titular este projeto. Não encontrámos expressão mais inspiradora que esta para dar nome a um projeto que pretende estudar O papel das escolas na integração de imigrantes.
Uma parte importante da resposta ao desafio demográfico deste Portugal envelhecido será dada pelo saldo migratório. Ao mesmo tempo, vivencia-se, atualmente, um dos maiores fenómenos de populações deslocadas ao nível mundial, fruto de eventos como a guerra, a opressão dos governos e a procura de melhores condições de vida. Inevitavelmente os sistemas educativos são confrontados com as exigências novas que tais movimentos demográficos acarretam. Como é que estas populações são acolhidas (recebidas e integradas) no nosso sistema educativo?
O Projeto AquimeEncontro pretende contribuir para a análise das medidas políticas de integração de imigrantes e refugiados no sistema educativo português, vista a partir das práticas de integração que as Escolas públicas portuguesas foram capazes de pôr em prática. Pretende ainda contribuir para o conhecimento e o reforço dos instrumentos orientados para o acolhimento e a integração de migrantes e refugiados, operacionalizados através de iniciativas no âmbito da formação e educação destinadas a crianças, jovens e adultos.
Este trabalho é desenvolvido no âmbito do concurso Science4Policy 2023 (S4P-23): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas, uma iniciativa do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, em parceria com a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P. financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO