Com este projeto pretende-se atuar ao nível da valorização dos recursos naturais e culturais ligados à costa portuguesa, especificamente à zona entre-marés, utilizando como exemplo dois ecossistemas costeiros distintos, uma plataforma rochosa (Área Marinha Protegida das Avencas) e uma zona de sapal (Parque Natural da Ria Formosa).
Propõe-se a criação de dois itinerários de descoberta, que envolvem um conjunto de “estações de exploração” localizadas em cada um destes ecossistemas costeiros, relacionadas com a biodiversidade destes locais, com as adaptações características das espécies residentes, com as pressões a que se encontram sujeitas, e com o tipo de utilização humana característica destes locais. Este roteiro será oferecido em formato digital, através da criação de uma aplicação informática passível de ser descarregada, de forma gratuita, em qualquer tecnologia móvel (telemóveis, PDAs, etc). Este recurso didático destina-se ao público em idade escolar.
Este projeto tem como objetivo último atuar ao nível da promoção da literacia do oceano, contribuindo para o desenvolvimento, por parte de qualquer cidadão, e em particular pelos jovens em idade escolar, de uma compreensão aprofundada sobre a importância do mar e da influência que o mar tem nas suas vidas, e dos efeitos que o seu comportamento pode ter nos ecossistemas costeiros.
Mais informação:
Aplicação Roteiro Entre-Marés (Google Play)
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO