Uma Investigação

Aberta, Inovadora, Sustentável,

Reconhecida e Valorizada em todo o Mundo

 

A Universidade Aberta (UAb), como única instituição de Ensino Superior Público a Distância (EaD) em Portugal, desenvolve investigação de ponta em EaD, em forte articulação com a oferta pedagógica da UAb, nos seus vários domínios científicos, tendo por base uma sólida cooperação institucional. A sua POLÍTICA DE INVESTIGAÇÃO  assenta na transparência, credibilidade, ética, abertura e inovação.

 

Objetivos da POLÍTICA DE INVESTIGAÇÃO da UAb:

  1. Atrair e valorizar os melhores investigadores;
  2. Valorizar o investigador UAb;
  3. Promover a internacionalização da investigação;
  4. Estimular e valorizar as atividades de investigação na articulação com o ensino;
  5. Promover uma maior articulação entre as Unidades de Investigação e a UAb;
  6. Aumentar a visibilidade da investigação desenvolvida na UAb;
  7. Reforçar os princípios éticos e de transparência na investigação;
  8. Promover a monitorização da quantidade e da qualidade da investigação;
  9. Promover práticas abertas e transparentes da investigação realizada;
  10. Consolidar a transparência de conhecimento ancorada na investigação realizada.

No contexto do Sistema Interno de Garantia da Qualidade a UAb tem uma Comissão de Avaliação e Melhoria da Investigação e Desenvolvimento (CAMID) cujas competências se ligam diretamente com o cumprimento, monitorização e revisão da política de investigação da UAb.

No âmbito dos princípios de ética na investigação a UAb tem um Código de Ética e uma Comissão de Ética, a quem devem ser submetidos pareceres referentes a atividades de investigação, de acordo com o respetivo Regulamento. De acordo com o Artigo 3º, n.º 5, do Regulamento da Comissão de Ética, as questões e solicitações de pareceres pelos membros da comunidade UAb para análise na Comissão de Ética devem ser dirigidos à Srª. Reitora e enviados para o email da reitoria (reitoria@uab.pt).

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Uma parte importante da aposta na Investigação é a divulgação do conhecimento gerado, nomeadamente através da publicação no repositório institucional da UAb, o REPOSITÓRIO ABERTO. No conjunto da sua produção académica e científica, mais de 3.000 publicações dos investigadores da UAb estão também referenciadas nas bases de dados ISI Web of Science (WoS) e Scopus.

A UAb, no seguimento da sua missão de educação aberta e em rede na sociedade digital,  tem uma Política de Acesso Aberto relativamente à produção científica de todos os colaboradores, docentes e investigadores.

 

INVESTIGAÇÃO COM VALOR

A Universidade Aberta está entre as 15 Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas do ranking Times Higher Education Impact, publicado em junho de 2024, que mais cumprem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com este ranking, a UAb está presente em 6 ODS (4, 5, 6, 8, 10 e 17), tendo-se destacado, sobretudo, no cumprimento do ODS 5 – Igualdade de Género (posição 101-200 de entre 1361 instituições) e ODS 4 – Qualidade da Educação (posição 201-300 de entre 1681 instituições).

A UAb conseguiu as melhores classificações numa métrica do ODS 17 – Parcerias para o Desenvolvimento em que atingiu a pontuação de 97,8 em 100 e numa métrica do ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico com a pontuação de 93,1 em 100.

Quanto às métricas em que obteve maior “crescimento”, em relação a 2023, destacam-se:

  • Educação para os ODS (ODS 17) com 102% de crescimento;
  • Aprendizagem ao Longo da Vida (ODS 4) que registou um aumento de 75%;
  • Medidas de Acesso para os estudantes (ODS 5) com 100% de crescimento;
  • Todas as métricas reportadas do ODS 6 (Água Potável e Saneamento) tiveram um crescimento considerável.

A pontuação geral da UAb subiu cerca de 6% em relação ao ano anterior: passou de 58,3 para 61,6 (em 100) o que demonstra o compromisso da UAb com o Desenvolvimento Sustentável, nas suas diferentes dimensões.

A UAb é ainda uma das 27 universidades portuguesas incluídas no U-Multirank, sendo a Investigação das áreas de destaque, em que obteve a Nota A em Indicadores como: Autoras femininas, Publicações Profissionais, Publicações Regionais Conjuntas e Corpo académico internacional.