Publicar em Acesso Aberto é obrigatório para projetos FCT

Sabia que é obrigatório a disponibilização em acesso aberto das publicações científicas resultantes de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a tecnologia (FCT)?

A política está em vigor desde 2014, mas a partir de fevereiro de 2025, a FCT adotou a nova Política sobre acesso aberto a publicações científicas resultantes de investigação financiada pela FCTpara publicações que resultem de processos de financiamento cujo período de candidatura termina após 7 de fevereiro de 2025, que passou a aplicar-se a artigos científicos, livros, capítulos de livros e monografias e a teses de doutoramento e dissertações de mestrado.

A Política aplica os princípios do Plano S, lançado pela coligação cOAlition S que integra agências de financiamento da ciência, com o apoio da Comissão Europeia e do Conselho Europeu de Investigação (ERC). Este plano visa garantir que os resultados de investigação científica, financiada pelas instituições que a ele aderem, são publicados em acesso aberto imediato, podendo assim ser acedidos e reutilizados.

A publicação em acesso aberto potencia a disseminação do conhecimento científico e, com ele, o progresso da Ciência. Beneficia, portanto, a comunidade académica e científica, mas também a sociedade em geral. Rapidez, visibilidade, promoção da colaboração, interdisciplinaridade, inovação, transparência, validação, reutilização e reprodutibilidade, são alguns dos benefícios da publicação em acesso aberto.

 

Para saber mais sobre a Política sobre Acesso Aberto e obter ajuda no cumprimento da Política pode consultar o site de apoio.