As Unidade de Investigação acolhidas pela UAb são estruturas destinadas à realização de atividades de investigação, transferência de conhecimento, difusão da cultura e prestação de serviços especializados encontram-se definidas nos Estatutos da UAb (artigo 52.º), onde, para além dos Centros de Investigação, é igualmente referida a existência de Núcleos, Polos ou Extensões.
Estas estruturas abrangem as diferentes áreas científicas da Universidade e constituem um contributo muito significativo para a produção, desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico.
Acresce que a utilização das diferentes designações respeita os estatutos e regulamentos internos de cada instituição que acolhe os Centros de Investigação que integram estas estruturas, mantendo-se, independentemente da terminologia adotada, a mesma finalidade científica e estratégica.
Os docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação da Instituição trabalham em articulação com investigadores de outras universidades e institutos, encontrando-se integrados em redes estratégicas que impulsionam projetos inovadores com impacto a nível regional, nacional e internacional.