iUAb destaca artigos publicados

De acordo com o Plano Estratégico da Universidade Aberta (UAb) para o quadriénio 2015-2019, a investigação assume um papel preponderante na sustentabilidade desta instituição de ensino superior.

“Consolidar a liderança na investigação e na educação a distância e em rede” é um dos objetivos orientadores do referido documento, pelo que se deve dar o merecido destaque à investigação produzida na UAb cujos indicadores de produção científica têm registado uma melhoria significativa nos últimos anos.

Neste âmbito, a 3ª edição da WoWUAb – Newsletter da Área de Investigação (iUAb) destaca alguns artigos científicos da autoria de professores e investigadores da UAb publicados em revistas científicas com avaliação por pares (peer review) e fator de impacto (FI) muito elevado, indexadas em bases de dados internacionais.

  • O professor João Luís Cardoso do Departamento de Ciências Sociais e Gestão (DCSG) publicou um artigo no Journal of Archaeological Science, uma revista Q1-scimago desde 1999. Do abstract: “So the faunal remains are for the moment the oldest in a Phoenician settlement in North Africa and Central Mediterranean area.” O Professor João Luís Cardoso publicou, ainda, mais dois artigos na revista Materials and Manufacturing Processes, uma revista que é também Q1-scimago desde 2008. Um dos artigos intitula-se “Tapada da Ajuda (Lisbon, Portugal) Bronze Age pin”, enquanto o outro se intitula “Metallurgical production from the Chalcolithic settlement of Moita da Ladra, Portugal”.
  • O professor José Porfírio (do Departamento de Ciências Sociais e Gestão (DCSG) em co-autoria com Marco Arraya (doutorado na Universidade Aberta) vai publicar o artigo Training Delivery Methods as a Source of Dynamic Capabilities: the case of sport’s organisations” na revista European Journal of Training and Development, classificada como Q1-Scimago. Este trabalho analisa o efeito do Treino no desenvolvimento das Dynamic Capabilities, contributo para o desenvolvimento da Estratégia nas Organizações.
  • Os professores João Araújo e Peter Cameron (Departamento de Ciências e Tecnologia) publicaram o artigo “Imprimitive Permutations in Primitive Groups” no Journal of Algebra, revista Q1-Scimago desde 1999. Neste artigo, os autores propõem uma nova hierarquia para os grupos primitivos, a mais importante classe de grupos de permutações.
  • A professora Ana Isabel Vasconcelos (Departamento de Humanidades) e a Maria João Brilhante (docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) — ambas investigadoras do Centro de Estudos de Teatro – são as coordenadoras de uma coleção intitulada “Biografias do Teatro Português” que tem a chancela da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Foi publicado o primeiro volume sobre a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, da autoria de Joana d’Eça Leal. Encontra-se no prelo o volume 2, sobre Alfredo Cortez, da autoria de Sebastiana Fadda.

Newsletter UAb #102 – julho 2017