“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela (1)
Mudar o mundo para melhor, mudança que se opera a partir de nós próprios, como verdade absoluta e com determinação. Errado seria fazer alguma inferência das palavras de Nelson Mandela que bastaria investir em educação para mudar o mundo. A mudança começa em nós e nunca é tarde para investir em nós próprios, com a certeza que estaremos mais bem preparados para fazermos as escolhas mais adequadas para a sustentabilidade da natureza.
A sustentabilidade da natureza. As relações dos homens com a natureza. Porque fazemos todos parte do mesmo universo. Não serão estes os valores mais importantes? Quer para a nossa qualidade de vida quer para a qualidade de vida dos nossos descendentes e de toda a humanidade?
A educação assume o papel mais importante na transformação da realidade social através da mudança dos pensamentos das pessoas. Porém, esta condição não é suficiente para transformar a sociedade, porque o ideal passa pela emancipação da sociedade. É preciso que o povo, numa sociedade democrática, tome as rédeas do processo de aprender e ensinar, para que munidos dessa arma possa combater a injustiça. Não podemos deixar que uma arma tão poderosa como a educação caia, ou permaneça, nas mãos erradas.
As duas premissas, educação como arma e a “minha” mudança, são condições fundamentais para mudar o mundo.
Podem fazer sentido estas palavras para inspirar mais pessoas a escolher a Universidade Aberta? Quero acreditar que sim!
A Universidade Aberta (UAb), com um ensino a distância e assíncrono, possibilita ao Estudante a melhor gestão do seu tempo, em harmonia com a vida familiar e profissional. Para quem já está integrado no mercado de trabalho, o regime de ensino da UAb pode ser o melhor para quem deseja obter um curso superior de qualidade.
Assiste-se, na Universidade Aberta, a um ambiente de grande solidariedade e de entreajuda, onde a Associação Académica (AAUAb) tem o papel principal de acompanhar o Estudante, ouvir, esclarecer e contribuir para que o Estudante alcance os seus objetivos e obtenha excelentes resultados nos seus estudos.
A AAUAb representa todos os alunos, exercendo um papel vital na defesa dos seus interesses e necessidades e é a sua voz junto dos órgãos de gestão do estabelecimento de ensino. Desta forma, luta por aquilo que acredita ser mais benéfico para a comunidade académica, procurando ir ao encontro a soluções viáveis, numa cooperação entre alunos e restantes órgãos da Universidade Aberta.
Além do referido papel representativo, a AAUAb atua também no sentido de prestar serviços aos estudantes, como é o caso, por exemplo, de centros de estudo virtuais, acesso a bibliotecas online, e na realização de atividades de âmbito cultural, recreativo e desportivo. Assim sendo, o papel desta associação académica, revela grande valor no que diz respeito à integração de alunos na vida universitária, ao dinamizar atividades que lhes permitam conviver e conhecer estudantes, não apenas do seu curso, mas de todo o estabelecimento de ensino que frequentam.
Saudações académicas,
Joaquim Bompastor
Presidente da Associação Académica da UAb
____
MANDELA, N. Lighting your way to a better future. Planetarium. University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa. 16th July 2003. Nota: Trecho do discurso proferido no lançamento do Mindset Network
Novembro 2022 #167