O Projeto Acessibilidades existe na Universidade Aberta desde 2008. Surgiu no momento em que a UAb converteu os seus cursos ao ambiente online, com o objetivo de ajudar os estudantes que tivessem dificuldades físicas e/ou sensoriais de acesso a estes cursos. Foi ainda constituída uma equipa que tem procurado desenvolver trabalho, tanto a nível interno, ou seja, trabalhando efetivamente com os nossos estudantes, como a nível externo, dando a conhecer o projeto à sociedade.
A equipa do Projeto Acessibilidades mantém um espaço comum, em ambiente virtual, onde dialoga com os estudantes e divulga notícias e iniciativas relacionadas com questões de inclusão. Para além disto, este espaço pretende ser também um ponto de encontro e de colaboração entre pessoas. Por essa razão, alguns dos seus participantes são antigos alunos da UAb, em tempos integrados no Projeto, e que, uma vez terminados os seus cursos, decidiram manter-se ligados à Instituição e ao Projeto, disponibilizando-se invariavelmente para ajudar os seus colegas recém-chegados.
Partindo do princípio que o que facilita o acesso a pessoas com necessidades educativas especiais é frequentemente também positivo para o público em geral, defendemos a eliminação de todas e quaisquer barreiras a fim tornar a docência online cada vez mais inclusiva.
Para potenciar a autonomia dos utilizadores, foi proposta pelos Serviços de Documentação, e aprovada pelo Conselho Científico da UAb (Deliberação 392/CC/2018), a criação de uma comunidade no Repositório Aberto, na qual fossem disponibilizados conteúdos em formato “acessível”.
Esta comunidade foi denominada como “Projeto Acessibilidades” e é constituída por documentos destinados a utilizadores com dificuldades visuais.
O depósito e promoção do acesso aos conteúdos, integrados no acervo das Bibliotecas da UAb e pesquisáveis também através do Catálogo Online, é da responsabilidade da Direção de Serviços de Documentação.
Dezembro de 2019 #132