Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD)
De 15 a 19 de julho, teve lugar na Universidade Aberta (UAb) – auditório da Rua Almirante Barroso, Saldanha, um Retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD).
O encontro, que reuniu estudantes e docentes do curso e também alguns convidados, incluiu apresentações, exposições e palestras e esteve marcado pelo mundo contemporâneo das artes, do digital, e da tecnologia ao serviço da humanidade, em geral, e das artes em particular.
O DMAD resulta de uma parceria entre a UAb e a Universidade do Algarve e é um programa pioneiro, em Portugal, na área, sendo a primeira experiência ao nível de doutoramento a funcionar em regime misto, com uma componente presencial e outra de ensino online.
Doutoramento em Estudos Medievais (DEG)
No dia 15 de julho, a Universidade Aberta recebeu a visita de um grupo de estudantes e docentes que participam no Retiro Doutoral do Doutoramento em Estudos Medievais.
O grupo participou numa visita guiada ao Palácio Ceia, sede da UAb, um edifício do século XVIII classificado como imóvel de interesse púbico. A visita incluiu também uma palestra com a Diretora dos Serviços de Documentação.
Tendo decorrido até 19 de julho, a iniciativa consistiu numa semana de intensa atividade que incluiu, tanto visitas a arquivos, bibliotecas, centros de documentação e laboratórios, como apresentações de projetos de tese e de investigações em curso. Participou-se, ainda, na 1st Medieval Hunting Meeting: Human-canis relations que teve lugar nos dias 18 e 19 de julho, no Colégio Almada Negreiros, em Lisboa.
O Doutoramento em Estudos Medievais é uma formação interdisciplinar, lecionada em e-learning, resultado de uma parceria entre a Universidade Aberta e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Saiba mais sobre este programa de doutoramento
Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (DW) e Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web (MEIW)
O Retiro Anual do Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (DW) e do Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web (MEIW) decorreu em Amarante, de 1 a 5 de julho.
Contactos entre as coordenações dos cursos, a Câmara Municipal de Amarante e o Instituto Empresarial do Tâmega (IET), mediados por João Barroso, professor da UTAD e vice-presidente do Instituto Empresarial do Tâmega (IET), resultaram no acolhimento na cidade de Amarante de estudantes, palestrantes e docentes dos dois cursos que fazem parte de uma parceria entre a Universidade Aberta (UAb) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Na sessão de abertura, estiveram presentes José Sales, vice-reitor da UAb, e José Cravino, pró-reitor da UTAD. Também contou com os responsáveis das unidades de acolhimento em ambas as universidades, Vítor Rocio da UAb e Vítor Filipe da UTAD, e responsáveis pelos cursos, Paulo Martins do DW e Leonel Morgado do MEIW.
A sessão contou ainda com várias individualidades do mundo académico e empresarial da região.
A iniciativa teve por objetivo o convívio, a investigação e o acompanhamento do estado dos trabalhos dos estudantes de mestrado e de doutoramento, bem como o estabelecimento de pontes entre os dois cursos. O programa incluiu várias palestras, destacando-se a participação de Henrique Lopes Cardoso (docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP), e dos professores José Boaventura e Leonel Morgado, enquanto investigadores do INESC TEC, a principal unidade de investigação associada a estes cursos.
A apresentação de dois estudantes, um do MEIW, Igor Teixeira, e outro do DW, Rui Pedro Silva, realçou o percurso académico e a jornada de investigação que ambos viveram ao longo dos seus cursos.
JULHO 2024 #187