A Universidade Aberta (UAb) e a Universidade Católica de Moçambique promoveram, nos dias 24 e 25 de maio, em Nampula, o Seminário Internacional DS18Mz – Desafios do Desenvolvimento Sustentável em Moçambique.
A iniciativa que se inseriu no âmbito do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento e contou com o financiamento do programa europeu Erasmus+ reuniu, na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique (FEC/UCM), cerca de uma centena de participantes provenientes de várias universidades e diversas Organizações Não Governamentais (ONG). O seminário foi também transmitido online, o que permitiu a participação virtual de cerca de 40 pessoas de diferentes pontos de Moçambique, de Portugal e do Brasil.
Foram apresentados 12 trabalhos de investigação que estão em curso e que têm, na sua maioria, como objeto de estudo diferentes áreas da economia e sociedade moçambicana, sempre em estreita ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Destacam-se as comunicações apresentadas por Teresa Maia, “Educação e desenvolvimento local sustentável: um projeto de intervenção em Moçambique”, Alexandre Lourenço Tocoloa, “Populações que vivem junto a lixeiras de resíduos urbanos na cidade de Nampula: implicações e perceções na saúde e no ambiente”, Arsilia Anastácio Maiela, “Perceção das comunidades locais acerca do desenvolvimento do turismo na ilha do Ibo” e Pedro Daniel Dzucule, “Desafios da transição de agricultura de subsistência para uma agricultura sustentável no corredor de Nacala”.
O programa incluiu, ainda, duas conferências plenárias do Diretor da FEC/UCM, Prof. Doutor Martins Vilanculos, sobre “Educação, diversidade cultural e desenvolvimento sustentável“ e da Prof.ª Doutora Sónia Maciel da Universidade do Lúrio sobre “Desenvolvimento Comunitário – desafios do desenvolvimento sustentável para o aumento da riqueza das comunidades rurais“. Houve ainda uma apresentação sobre o interessante projeto de uma Organização Não Governamental (ONG) em Moçambique intitulado “Girl MOVE Academy: liderança ao serviço do desenvolvimento”.
Em representação da Universidade Aberta estiveram presentes a vice-reitora Carla Oliveira e os professores Jorge Trindade e Sandra Caeiro.
Os resumos das comunicações estão disponíveis no site do evento.