UAb melhora eficiência no programa Eco.AP

A Gestora de Energia e Recursos, Arqt.ª Teresa Teixeira, em estreita colaboração com a equipa do Campus Sustentável e com todos os serviços da instituição realizou recentemente a avaliação de desempenho de eficiência da UAb numa das suas áreas de atuação outros recursos materiais (papel, produtos de uso único, soluções transversais e boas práticas adicionais).

A avaliação, que se insere no âmbito do programa de eficiência de recursos e descarbonização da Administração Pública – ECO.Ap, 2030, teve por base os resultados da aplicação do questionário ECO.ap 2030 nos anos de 2019 e 2023. Com esta metodologia obteve-se não só a avaliação dos indicadores, mas também a definição da Classe de Eficiência de desempenho da UAb, na área de outros recursos materiais.

Analisados os resultados, verifica-se uma evolução de desempenho da classe de eficiência da UAb, nos seguintes aspetos (ver imagem):

  • Classificação global: de E para D, mesmo na fronteira com o C;
    Classificação parcial, por cada tipo de recurso (cujo peso de contribuição para a classificação é diferente)

    • Papel: C, quase na fronteira do B;
    • Produtos de uso único:  de F para D, mesmo na fronteira com o C;
    • Soluções transversais: de G para F
      Esta secção apresenta a maior necessidade de desenvolvimento. Corresponde ao objetivo definido no âmbito da política de transição digital e recolha automática de dados, permitindo a desmaterialização de processos, a redução do consumo de recursos naturais e melhor eficiência de recursos humanos.

Foram definidas medidas de melhoria de desempenho de eficiência a implementar pelos serviços, as quais vão integrar o Plano de eficiência e descarbonização da UAb-ECO.ap 2030 para o triénio 2025-2027.

Clique na imagem para aumentar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ABRIL 2025 #196