37ª Sessão do Clube de Leitura do Sabugal

 

Aconteceu no dia 9 de outubro de 2023 a 37ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal. Por essa ocasião o antropólogo Norberto Manso apresentou o livro «Guarda, Cidade Republicana, com José de Lemos (1865-1914)», com a presença do autor, Manuel Peres Sanches. A obra contextualiza a enorme efervescência antes, durante e depois da implantação da República (combate ao analfabetismo, ao clericalismo, promoção da separação entre a Igreja e o Estado – registo civil, juramento sobre a Bíblia, obras públicas, estradas, árvore e floresta, higiene pública e situação sanitária), de forma a permitir uma melhor perceção da vida e obra de José de Lemos.

Norberto Manso salientou a importância da obra em destaque neste encontro, a qual resultou de uma intensa investigação ao longo de anos e de um enorme trabalho de pesquisa e de sistematização por parte do autor. No final, o autor Manuel Peres Sanches falou sobre a obra, destacando o papel de José de Lemos no embelezamento dos espaços públicos, assim como os seus relevantes contributos para a higienização, o combate ao analfabetismo e a promoção dos valores republicanos.

A organização do Clube de Leitura é da responsabilidade do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta e da Câmara Municipal do Sabugal.

 

  

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO