Decorreu nos dias 9 e 10 de novembro de 2023 o Congresso Beira Côa – História, Arte e Património, integrado no espírito do Instituto Histórico da Beira Côa, que tem por objetivo abordar a atual realidade interfronteiriça, nas formas da história, da arte e do património, da região da Beira Côa, constituída pelos três concelhos ribacudanos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal, e pelos quatro transcudanos de Mêda, Pinhel, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
Pretendeu-se congregar o contributo de investigadores e interessados, em torno das seguintes áreas temáticas: Património Edificado; Biografias; Demografia; Património Arqueológico; Etnologia; Culto e devoções locais; Imprensa local; Relações Interfronteiriças.
O congresso incluiu uma visita ao Museu da Sociedade Portuguesa de Geografia de Lisboa.
A organização do evento esteve a cargo da Sociedade Portuguesa de Geografia de Lisboa, do Instituto Histórico da Beira Côa, da Universidade Aberta – através dos seus Centros Locais de Aprendizagem de Mêda e do Sabugal, do Centro de Humanidades – CHAM/ Universidade Nova de Lisboa, da Universidade dos Açores e da Associação dos Arqueólogos Portugueses – Casa Memória S. João da Praça (Almeida).
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO