Envelhecimento – A Viagem da Vida

 

Aconteceu, no dia 21 de abril, na Biblioteca Municipal do Sabugal, a quarta sessão do Ciclo de Palestras Gestão Emocional e Transformação, organizado conjuntamente pelo Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta, pelo Município do Sabugal e pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G-Sabugal Ativo.

Esta última sessão, subordinada ao tema “Envelhecimento – A Viagem da Vida”, encerrou um ciclo de palestras dedicado aos temas da perda, da adversidade e da finitude. Foram as convidadas da ação Ana Morgado, Socióloga do Município do Sabugal, e Nélia Carrilho, Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda, ficando a moderação a cargo de Fátima Pinheiro, técnica do Município do Sabugal. As oradoras conduziram uma reflexão sobre a forma como olhamos e sentimos a vida, e como vivemos o envelhecimento.

O envelhecimento não pode ser encarado como um problema, mas sim como um processo inevitável, ao qual devemos acrescentar a melhor qualidade de vida possível. Essa é, precisamente, a magia do envelhecimento saudável: envelhecer sentindo-se jovem. Não está em causa negar a idade, mas sim perceber que o envelhecimento é uma “bússola”, isto é, uma orientação, um caminho e uma oportunidade. A vida só pode ser entendida olhando para trás, mas só pode ser vivida olhando para a frente, melhorando as aprendizagens e aproveitando o presente.

 

  

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO