Literacia em Saúde

 

No dia 9 de abril de 2024 teve início a 3.ª edição do Ciclo de Oficinas Viver com Vital_idade, com os seguintes objetivos: desenvolver competências no âmbito da autopromoção de um envelhecimento ativo e saudável; refletir sobre os benefícios da atividade física, mental e alimentação saudável no processo de envelhecimento; estimular comportamentos saudáveis através de conteúdos práticos.

Após o acolhimento de boas-vindas por Domingos Caeiro – Vice-Reitor da Universidade Aberta e de Maria João Quintela – Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, teve lugar a abordagem ao tema sobre Literacia em Saúde, conduzido por Cristina Vaz Almeida – Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

A presente oficina, que contou com 75 participantes, procurou capacitar pessoas mais velhas para tomarem decisões mais informadas e esclarecidas na gestão individual do seu processo de saúde, assim como a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.

A literacia em saúde, destinada às pessoas mais velhas, torna-se fundamental ao fomentar a autopromoção da saúde, a prevenção da doença e a utilização eficaz e eficiente dos bens e serviços de saúde, dadas as inevitáveis mudanças biopsicossociais que ocorrem no processo de envelhecimento.

Neste sentido, investir na literacia em saúde poderá melhorar a capacidade de cuidar de si próprio, além de conduzir a uma melhor qualidade de vida e redução dos custos de assistência médica a longo prazo.

A organização da iniciativa foi da responsabilidade dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Cantanhede, Grândola, Madalena, Peso da Régua, Ponte de Lima e São João da Madeira, com o apoio do Município de Cantanhede e teve a chancela científica da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e da Associação Portuguesa de Psicogerontologia.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO