Preocupações reprodutivas e ajustamento psicossocial em sobreviventes de cancro

 

Aconteceu no dia 22 de março de 2024 a 1ª palestra do Ciclo Online sobre Psico-Oncologia, intitulada Preocupações reprodutivas e ajustamento psicossocial em sobreviventes de cancro.

Este Ciclo pretende prestar esclarecimentos aos interessados na matéria relativa à doença oncológica, nas suas variadas fases, e à diversidade etária da população afetada.

Esta primeira sessão foi moderada por Sara Monteiro da Universidade Aberta e teve como Palestrante Ana Bártolo, Professora Auxiliar na Universidade Portucalense Infante D. Henrique e Investigadora Integrada no I2P do Instituto Portucalense de Psicologia.

Foram apresentados dados epidemiológicos recentes, que evidenciam a crescente incidência de uma doença oncológica em idade reprodutiva. No ano de 2022 registaram-se cerca de 1 965 428 novos casos de cancro a nível mundial, nas faixas etárias entre os 20 e os 44 anos de idade, o que vem resultar nestas preocupações quanto ao ajustamento psicossocial em sobreviventes de cancro.

Um diagnóstico nesta fase do ciclo de vida apresenta desafios únicos, nomeadamente devido aos efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos na fertilidade e/ou adiamento de projetos reprodutivos. Neste contexto, emergem assim preocupações reprodutivas, relacionadas com a fertilidade, parentalidade, relação com o parceiro/a, risco genético para a descendência, que têm um impacto psicológico negativo e afetam a qualidade de vida dos doentes.

Esta iniciativa surge assim como uma oportunidade de discussão dos desafios relacionados com a reprodução, necessidades e preocupações que enfrentam homens e mulheres diagnosticados com uma doença oncológica.

O evento foi organizado pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião, Grândola, Praia da Vitória, Madeira, Mêda, Reguengos de Monsaraz, Sabugal, São João da Madeira e Silves, em parceria com o Instituto Portucalense de Psicologia.

 

     

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO