Bases de Dados M-Z

Lista de A – D / E – L / M – Z

Master Journal List
Recurso Web of Science
Recurso gratuito e público que permite pesquisar e descarregar listas de revistas indexadas na Core Collection da Web of Science.

Medline (1950-presente)
Recurso B-on
Base de dados de referência bibliográfica, que indexa mais de 4.900 revistas, nas áreas de medicina, ciências da vida, ciências do comportamento, ciências, química e de bioengenharia, bem como enfermagem, odontologia, medicina veterinária, sistema de saúde, e ainda outros temas como ciência ambiental, biologia marinha, de plantas e animal, biofísica e química. Integra indexação especializada, permitindo pesquisa por termos MeSH (Medical Subject Headings, um vocabulário controlado produzido pela U.S. National Library of Medicine).

NSCEP/NEPIS – EPA´s Gateway to Free Digital & Paper Publications
Recurso em acesso aberto
Acesso livre às publicações do “National Service Center for Environmental Publications”.

OAIster
Recurso em acesso aberto
Base de dados que disponibiliza textos académicos em acesso aberto.

ODS Search – Official Documents of the United Nations
Recurso em acesso aberto
Serviço de pesquisa e acesso aos documentos oficiais das Nações Unidas.

OpenDissertations
Recurso em acesso aberto
Base de dados de acesso aberto construído para auxiliar os investigadores na localização de dissertações e teses históricas e contemporâneas. Incorpora as dissertações americanas de doutoramento da EBSCO, de 1933 a 1955, e apresenta metadados de dissertações adicionais contribuídos por faculdades e universidades americanas selecionadas. Fornece o acesso eletrónico ao único registo abrangente de dissertações concluídas durante esse período.

PANDORA
Recurso em acesso aberto
Base de dados de publicações online australianas, mantido pela Biblioteca Nacional da Austrália em colaboração com outras bibliotecas e instituições culturais australianas.

PHILSCI Archive
Recurso em acesso aberto
Arquivo eletrónico de acesso livre a documentos na área da filosofia da ciência.

PORDATA
Recurso em acesso aberto
Base de dados de Portugal contemporâneo, compila e disponibiliza dados estatísticos sobre educação, população, saúde, etc., provenientes de entidades oficiais com competências de produção de informação nas respetivas áreas. O período de incidência da informação inicia-se, sempre que possível, em 1960 e prolonga-se até à atualidade.

Portal da Língua Portuguesa
Recurso em acesso aberto
O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.

Prossiga: Bibliotecas Virtuais Temáticas
Recurso em acesso aberto
Acesso a bases de dados, referenciais e em texto integral, brasileiras, sobre todas as áreas do conhecimento.

Publons
Recurso Web of Science
Recurso essencial para a avaliação e comparação de periódicos a nível mundial. Permite conhecer métricas de citação, revisão por pares e edição num só lugar.

Regional Business News
Recurso EBSCO
Base de dados que disponibiliza o acesso a texto integral de publicações empresariais regionais. Inclui mais de 80 publicações empresariais regionais que abrangem todas as áreas metropolitanas e rurais dos Estados Unidos.

ScienceDirect
Recurso B-on
Base de dados da Elsevier que disponibiliza o acesso de aproximadamente 2.500 revistas científicas e mais de 26.000 ebooks, na área da física, engenharia, ciências da saúde, ciências da vida e ciências sociais e humanas.

Social Care Online
Recurso em acesso aberto
Base de dados do Reino Unido, que permite o acesso aberto a documentos na área dos serviços sociais, assistência social e trabalho social.

Sustainability Reference Center
Recurso EBSCO
Base de dados de texto integral na área da sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Disponibiliza o acesso a mais de 800 publicações, incluindo periódicos, monografias, revistas e publicações comerciais.

Teacher Reference Center
Recurso EBSCO
Base de dados que fornece indexação e resumos de 230 periódicos de professores e administradores e revistas para auxiliar os educadores profissionais.

UNESCO Documents and Publications
Recurso em acesso aberto
Base de dados que permite o acesso em texto integral às publicações da UNESCO.

United Nations Databases
Recurso em acesso aberto
Conjunto de bases de dados que permitem o acesso a informação sobre assuntos internacionais, paz mundial, tratados internacionais etc.

Web Gallery of Art
Recurso em acesso aberto
Base de dados que disponibiliza milhares de imagens da pintura e escultura europeias, de 1100 a 1850.

Web of Science

Conjunto de bases de dados também conhecidas como Science Citation Indexes (Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation Index, Arts and Humanities Citation Index), compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information).
Trata-se de bases de dados de referência bibliográfica, que não contêm o texto integral dos documentos, mas que possuem uma caraterística especial: é possível ver quais os artigos citados por determinado artigo, ou verificar quantas vezes um artigo foi citado e onde.
É a partir destas bases de dados que é calculado o fator de impacto das publicações periódicas, bem como outros indicadores bibliométricos presentes no Journal Citation Reports.
As bases de dados são atualizadas semanalmente e contêm informação desde 1945, 1956 e 1975.

Wiley Online Library
Recurso B-on
Acesso a um vasto conjunto de recursos online na área da saúde, ciências físicas, sociais e humanas.

Wiley Online Reference Works
Recurso EBSCO
Acesso a trabalhos de referência online da Wiley editados por especialistas premiados.

WORLDCAT
Recurso em acesso aberto
Base de dados da OCLC que integra mais de 1.4 biliões de registos bibliográficos de monografias, periódicos, jornais, relatórios, vídeos e mapas.

Zentralblatt MATH
Recurso B-on
Base de dados de referência bibliográfica na área da matemática pura e aplicada. Contém mais de dois milhões de registos, recolhendo informação desde 1968.
Editor:  European Mathematical Society; FIZ Karlsruhe; Heidelberger Akademie der Wissenschaften; Springer-Verlag.

Lista de A – D / E – L / M – Z