Microcredenciais > Introdução à Inteligência Artificial: perspetivas para o ensino CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENADOR (A): José Henrique Pereira São Mamede FORMADOR (A): Anderson S. Araújo INÍCIO: 2024-10-01 FIM: 2024-11-19 CANDIDATURAS DE: 2024-07-09 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-09-10 CUSTO: 0€ (curso gratuito) NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “MICROCREDENCIAIS – IPV”. Guia de curso Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning. Certificação Envio do certificado até 30 dias úteis após a oficialização da pauta final de avaliação, de acordo com o Regulamento Geral da Oferta Educativa da Universidade Aberta (RGOE). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. Nota: Este curso não foi submetido para ser acreditado como Formação Contínua de Professores. ENQUADRAMENTO: Trata-se de uma microcredencial realizada em parceria entre a Universidade Aberta e o Inst. Politécnico de Viseu, entidade promotora do Projeto Impulsiona e Inclui, financiado pelo PRR. A presente microcredencial destina-se a capacitar a noção do que está implícito na Inteligência Artificial (IA), com os conceitos básicos, os tipos de problemas existentes, as diversas técnicas e ferramentas de IA que podem ser utilizadas para os resolver com uma abordagem prática através da utilização de ferramentas específicas. Além disso, pretende-se explorar os princípios básicos da IA, incluindo Machine Learning, Redes Neurais Artificiais e Deep Learning. Aborda-se a forma como a IA é usada em aplicações do nosso dia-a-dia, desde veículos autónomos até diagnósticos de saúde, com ênfase no seu uso na área de Educação. Nesse sentido, apresentam-se os princípios orientadores para implementação em Instituições de Ensino, a integração de habilidades e competências com o uso da IA e os impactos que a utilização dessa tecnologia pode ter na sociedade. São, ainda abordados aspetos sobre ética e responsabilidade inerentes ao uso da IA. DESTINATÁRIOS: Exclusivo para colaboradores dos Parceiros do Inst. Politécnico de Viseu: Escola Profissional Mariana Seixas: 100 vagas CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : • Possuir a escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente; • Residir em Portugal, durante a frequência da formação; • Estar identificado na lista de colaboradores enviada pela Escola Profissional Mariana Seixas • Ter realizado a candidatura e submetido os respetivos documentos, no prazo indicado. OBJETIVOS: • Perceber a história da IA de uma perspetiva técnica e social. • Compreender como computadores e pessoas podem ser combinados para promover a inteligência conectiva. • Reconhecer as diferentes técnicas de implementação de soluções de IA. • Reconhecer como a IA é utilizada atualmente nas organizações. • Identificar se uma aplicação de IA é adequada ou não para uma Instituição de Ensino. • Perceber como as tecnologias de IA podem ser aplicadas por uma Instituição de Ensino em apoio à sua estratégia. • Reconhecer como utilizar ferramentas de IA para resolução de problemas em Instituições de Ensino. • Aplicar as diferentes técnicas IA com ferramentas específicas. CONTEÚDOS: 1. INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO 3. MACHINE LEARNING 4. REDES NEURONAIS ARTIFICIAIS 5. DEEP LEARNING 6. PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL 7. IA GENERATIVA METODOLOGIA: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores. AVALIAÇÃO: A avaliação será feita em seis momentos distintos: ao final da semana 2 (10%), ao final da semana 3 (10%), ao final da semana 4 (20%), ao final da semana 5 (20%), ao final da semana 6 (20%), e ao final da semana 7 (20%). A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores. Esta será reflexo da participação nas interações, na realização dos desafios/exercícios propostos e na realização de trabalhos individuais. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 4 de Junho de 2024