Formação Profissional > Curso de Cibersegurança para o Cidadão Competente CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas/ 1+4 semanas COORDENADOR (A): Henrique S. Mamede FORMADOR (ES): HighScore, Luis Dias INÍCIO: 2022-02-28 FIM: 2022-04-05 CANDIDATURAS DE: 2021-12-15 CANDIDATURAS ATÉ: 2022-02-20 CUSTO: 153 € Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite) ser-lhe-á comunicado para o seu email. No caso de ser aceite a sua matrícula será realizada automaticamente não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada. ENQUADRAMENTO: A Sociedade da Informação gerou novas ameaças e oportunidades no contexto da vida das pessoas, empresas, instituições, nações e regiões de todo o mundo, onde a segurança e a competitividade são desígnios da realidade atual. A presença das organizações e empresas e do próprio indivíduo no mundo digital é uma realidade. A evolução tecnológica trouxe consigo inúmeras oportunidades de desenvolvimento e bem-estar geral pela desburocratização e consequente aceleração nos processos e por permitir alcançar um público mais vasto criando riqueza e desenvolvimento, outrora não possível. O próprio ensino está a passar por uma revolução através do ensino a distância permitindo chegar a pessoas e locais que não teriam esta oportunidade de desenvolvimento com o ensino tradicional presencial. Este curso é um exemplo disso, permitindo aos formandos estudar ao seu ritmo e realizar sua formação em qualquer lugar e a qualquer hora. Os ciberataques a empresas e indivíduos continuam a aumentar e crescem não só em número, mas também em força. Mesmo que ache que a sua empresa tomou todos os cuidados para prevenir um ataque, nenhuma empresa, indivíduo ou Estado está completamente seguro. A cibersegurança engloba um conjunto de meios, de técnicas e de tecnologias, que visam proteger computadores, programas, redes e dados, de danos e invasões. Por outro lado, visa capacitar pessoas com comportamentos e atitudes que salvaguardem a segurança da informação. A cibersegurança não é mais uma tarefa exclusiva dos especialistas em tecnologia. Melhorar e aumentar as práticas de segurança para identificar atividades suspeitas é responsabilidade de todos. Sendo certo que o mundo digital trouxe inúmeras vantagens e progresso, também é verdade que existem fortes ameaças neste mundo. É constante o aumento do número de dispositivos eletrónicos existentes e ligados em rede (Internet das coisas) e também dos seus utilizadores. Com o aumento dos negócios realizados pela Internet e das informações guardadas em rede, a segurança no Ciberespaço tornou-se hoje uma forte preocupação dos indivíduos, das empresas, dos governos e das nações. Para a evolução tecnológica ser aceite é necessário que haja confiança nos sistemas. DESTINATÁRIOS: Potencialmente o curso tem um vasto público-alvo que inclui, designadamente: • Todos os profissionais e responsáveis de empresas/organizações; • Todos que sejam responsáveis por crianças, jovens e idosos; • Indivíduos que desejem aumentar os seus conhecimentos de segurança da informação e de ciberdefesa de modo a ter uma presença responsável e consciente no ciberespaço. Trata-se, portanto, de um público adulto, por norma trabalhador no ativo, e este facto deve ser considerado na forma como se deve fazer aprender, como motivar para essa aprendizagem e como avaliar os conhecimentos e competências adquiridos. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Considera-se como fator do seu sucesso neste curso a motivação dos formandos e a sua disponibilidade total para interagirem com os formadores e com os outros formandos na colocação de questões ou dúvidas sobre a matéria, e disponibilidade de tempo para estudarem os conteúdos, elaborarem todas as atividades sugeridas, as avaliações propostas e o trabalho final. Cumulativamente, os formandos devem possuir: • Habilitações mínimas ao nível do 12º ano ou equivalente; • Conhecimentos e prática de informática como utilizadores, em ambiente Windows; • Prática de utilização de browsers de navegação na Web; • Uma conta de correio eletrónico ativa e prática na sua utilização; • Disponibilidade de tempo mínima de13 horas por semana para: □ Participação nos fóruns de discussão e nos chats; □ Realização do autoestudo dos conteúdos disponibilizados online; □ Pesquisa de informação com interesse para o âmbito dos diversos módulos; □ Realização de todas as e-atividades propostas (testes, trabalhos, etc.); □ Elaboração do trabalho final de projeto. OBJETIVOS: Os objetivos do curso são: • Proporcionar conhecimentos e competências fundamentais em redes de computadores e sistemas operativos, os principais alvos de ataques. • Proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos participantes caracterizar os ataques típicos bem como as defesas correspondentes. • Capacitar os participantes a identificar, reagir e proteger das principais ciberameaças. • No final, os participantes saberão: a) Planear e estabelecer estratégias que melhorem a cibersegurança ao nível pessoal e organizacional; b) Navegar de forma segura e usar mecanismos de autenticação robustos; c) Proteger-se de ataques de ciberbullying; d) Encriptar dados em dispositivos de retenção de dados (discos rígidos, pens, usb e outros) e em mensagens de correio eletrónico; e) Identificar e caracterizar as técnicas que os criminosos (hackers) utilizam, bem como a morfologia de um ataque; f) Aprender técnicas de proteção digital e fundamentos sobre configuração segura de redes e sistemas, reduzindo o risco de ataque. CONTEÚDOS: Este curso de cibersegurança está estruturado em 4 módulos, com a duração de uma semana cada, que se desenvolvem sequencialmente. Estes módulos são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0 ou pré-curso e incluído gratuitamente. A componente escolar do curso tem a duração de 52 horas (volume de trabalho dos formandos) a que corresponde um crédito de 2 ECTS da UAb e realiza-se em regime de formação a distância online (e-learning) ao longo das 4 semanas. Na Internet o curso é suportado pela PlataformAbERTA em utilização na UAb e adaptada ao seu Modelo Pedagógico Virtual. Módulo 0: Ambientação ao contexto online do curso Duração: 13 horas práticas/1 semana Módulo 1: Fundamentos de cibersegurança, redes de computadores e sistemas operativos Duração: 13 horas teórico-práticas/1 semana Módulo 2: Encriptação de dados Duração: 13 horas teórico-práticas/1 semana Módulo 3: Fundamentos de ethical hacking Duração: 13 horas teórico-práticas/1 semana Módulo 4: Ciberhigiene Duração: 13 horas teórico-práticas/1 semana COMPETÊNCIAS: No final do curso os formandos ficarão habilitados com um conjunto de ferramentas tecnológicas e procedimentais que lhes permitirão tomar ações de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção que visam manter o estado de segurança desejado e garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e não repúdio da informação, das redes e sistemas de informação no ciberespaço, e das pessoas que nele interagem. Deste modo os participantes irão adquirir as seguintes competências: • Aprender o funcionamento de sistemas operativos, das redes em geral e da Internet em particular; • Conhecer as principais normas e leis de referência do cibercrime e da proteção de dados incluindo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD); • Navegar na Internet de forma segura; • Reagir e responder de forma adequada às principais ciberameaças incluindo o ciberbullying; • Gerir e proteger identidade digital; • Usar mecanismos de autenticação forte; • Cifrar a informação existente em todo o suporte informático e nas comunicações por correio eletrónico; • Proteger e configurar de forma segura os seus dispositivos eletrónicos e a rede de Internet doméstica; • Aprender a forma de ataque de um hacker (ethical hacking); • Capturar credenciais numa comunicação de rede; • Extrair informação de fontes abertas para planeamento e execução de um ataque -OSINT (Open source intelligence); • Detetar vulnerabilidades em redes empresariais e em ambiente pessoal. Este curso permitirá ainda aos formandos adquirir diferentes competências ditas para a empregabilidade, designadamente competências: • Para aprender continuamente e em regime de autoaprendizagem; • De orientação para resultados; • De intercomunicação online e de networking; • De trabalho em equipa; • Na utilização de tecnologias informáticas; • Na autogestão do tempo e das atividades. METODOLOGIA: O curso segue um modelo no qual é a instituição formadora que define os objetivos, conteúdos, percursos de aprendizagem e meios e métodos de avaliação. Este modelo pressupõe a existência de canais de comunicação fáceis e disponíveis em permanência, entre a instituição e os formandos e entre estes e os formadores(es), canais esses integrados na plataforma Moodle a utilizar. A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning e adota o modelo de ensino/aprendizagem de 5 níveis de que nos fala Gilly Salmon (2000). AVALIAÇÃO: A avaliação em formação online tem uma importância acrescida em relação à avaliação em regime presencial em virtude da natureza particular do contexto de ensino-aprendizagem. Os instrumentos de avaliação devem, por isso, ser variados por forma a anular ou reduzir a um mínimo aceitável, a possibilidade de fraude intelectual quanto à autoria dos trabalhos. Por isso, todos os aspetos da avaliação devem ser muito claros e explícitos e a avaliação deve ser definida e planeada a par com o percurso formativo que se deseja e estar intimamente relacionada com os objetivos a atingir. Todos os módulos do curso são sujeitos a avaliação. A avaliação nos módulos 1 a 4 integra: • Uma componente contínua ao longo do módulo (participação nos fóruns de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias); • Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projecto, etc.) Os instrumentos de avaliação de um módulo têm o mesmo peso e, por isso, a avaliação final do módulo é dada pela média simples das 2 ou 3 provas realizadas, numa escala de 0 a 20 valores. A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 24 de Novembro de 2021