REINGRESSO E MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO
1ª FASE 14-05-2024 a 18-06-2024 2ª FASE 22-10-2024 a 19-11-2024 Consulte a lista de cursos de 1º Ciclo.
Requisitos (Só serão consideradas para análise as candidaturas pagas)
O Reingresso só pode ser solicitado por estudantes que tenham estado matriculados e inscritos no mesmo curso na Universidade Aberta.
- Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso de ensino superior nacional e não o tenham concluído;
- Tenham estado matriculados e inscritos na Universidade Aberta, noutro curso e não o tenham concluído;
- Tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira, em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.
Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.
Candidaturas
As candidaturas realizam-se online, na plataforma disponível para o efeito e nos prazos estabelecidos por Despacho anual de calendarização do ano letivo
Documentos:
- Documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte); cópia traçada da frente e do verso, com o devido consentimento do titular, para a validação de dados no sistema de candidaturas;
- Certidão ou declaração comprovativa de matricula/inscrição emitida pela instituição de ensino superior em que esteve matriculado em que deve constar o nome do curso que frequentou;
- Documentação adicional que o candidato considere relevante.
Caso o tamanho dos anexos exceda os 2Mb, envie a digitalização dos documentos para candidaturas@uab.pt, com a indicação do nome e n.º de candidato e/ou n.º do documento de identificação. A falta de algum documento será considerada fator de exclusão.
Não serão consideradas candidaturas que não sejam efetuadas na plataforma e nos prazos definidos. Caso já tenha efetuado uma candidatura à Universidade Aberta tem de efetuar um novo registo na plataforma de Candidaturas Online.
Os candidatos provenientes de estabelecimentos de ensino superior estrangeiros necessitam de ter os documentos indicados no ponto 1., reconhecidos pelo agente consular português local ou legalizados pelo sistema de apostilha, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (mais conhecida pela Convenção de Haia).
Caso estes documentos não estejam escritos em português, espanhol, francês ou inglês, é necessária a sua tradução para o português, por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa.
Os candidatos têm de fazer prova que o curso e instituição de ensino frequentados no estrangeiro são definidos como superiores, pela legislação do país em causa. Para o efeito, podem requerer uma declaração de nível de estudos junto da Direção Geral do Ensino Superior (DGES): Declaração NARIC. (escolher a opção “Declaração de nível de curso e/ou instituição de ensino superior estrangeira”)
- Documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte);
- Pagamento, de acordo com o preçário em vigor, efetuado através da referência Multibanco (MB) gerada em PDF após a formalização da candidatura.
Caso o tamanho dos anexos exceda os 2Mb, envie a digitalização dos documentos para candidaturas@uab.pt, com a indicação do nome e nº de candidato e/ou nº do documento de identificação. A falta de algum documento será considerada fator de exclusão.
Pagamento
O pagamento é efetuado através da referência Multibanco (MB) gerada após a formalização da candidatura. Conserve os talões como prova de pagamento.
SWIFT – IGCPPTPL
Informações Adicionais
Antes do início de cada ano letivo, os estudantes frequentam, obrigatoriamente, um módulo de ambientação online, que é gratuito e se destina a melhor integrar os estudantes no modelo pedagógico da Universidade Aberta.
Consulte aqui as listas de candidatos admitidos e excluídos.
Caso persistam dúvidas, utilize este formulário.