No âmbito das Comemorações do V Centenário da Circum-navegação Comandada pelo Navegador Português Fernão de Magalhães, a FCT promove o concurso Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação – 2019, cujo período de submissão de candidaturas decorre de 7 de março a 17 de abril de 2019.
O concurso pretende estimular a projeção da circum-navegação para o futuro, desenvolvendo novos conhecimentos em diversas áreas temáticas, abaixo identificadas, numa perspetiva de multidisciplinaridade científica e contribuindo para a Agenda de I&D em Interações Atlânticas:
1) Observação e conhecimento da Terra: conhecer e monitorizar os oceanos, as massas terrestres, a atmosfera e o espaço próximo; desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, incluindo o desenvolvimento e uso de tecnologias espaciais, para medições sistemáticas; processamento e análise de dados, ciência dos dados e modelação e sistemas de previsão, integrando mudanças climáticas, energia, ciência dos oceanos e da terra, com ênfase nos sistemas que envolvam interações atlânticas.
2) Clima e alterações climáticas: estudo integrado das interações atmosfera, oceano, terra e espaço, e seus efeitos no clima, meteorologia e respetivas dinâmicas; aquisição de dados, análise, processamento e divulgação de dados e desenvolvimento de modelos integrados, designadamente para as regiões atlânticas.
3) Cidades sustentáveis, mobilidade e interações socioculturais: investigação sobre a ciência, o planeamento e a engenharia das cidades e das redes entre cidades, integrando utilização de energia, sistemas de transportes e mobilidade, redes de conectividade e qualidade de vida; multiculturalidade e dinâmicas demográficas, populacionais e socioculturais.
4) Biodiversidade e recursos biológicos: investigação sobre a dinâmica dos recursos biológicos em relação com clima e poluição; ecossistemas e biodiversidade; sistemas para aquisição de dados, monitorização e modelação; aplicação de formas de ciência dos dados para a sustentabilidade de sistemas produtivos, incluindo pescas, agricultura e bioindústrias; sistemas inteligentes para a utilização e valorização de recursos naturais.
Os projetos devem ter uma perspetiva multidisciplinar e um contexto internacional, facilitando parcerias com peritos e instituições de reconhecido mérito internacional de modo a aprofundar a agenda de I&D em Interações Atlânticas. Terão uma duração máxima de 36 meses, prorrogáveis por até 12 meses em casos devidamente justificados.
O limite máximo de financiamento por projeto é de 300 mil euros. A dotação orçamental do concurso é de 2 milhões de euros, podendo a FCT reforçá-la se justificável.