Programa de Formação

As ações de formação têm como destinatários toda a comunidade académica da UAb.

O programa é composto por sessões temáticas, realizadas em regime presencial ou virtual.

Para além da oferta formativa prevista, os Serviços de Documentação estão disponíveis para realizar outras ações de formação, em locais e horários mais convenientes, mediante solicitação prévia.

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO | 2021

 

PRÓXIMAS SESSÕES:

 

Curriculum Builder: a bibliografia da sua disciplina junto dos alunos

1 de outubro 2021 | 11:00h – 11:30h

Ficha de inscrição | Plano de Formação

 

Recursos de informação na UAb | Serviço de Empréstimo

12 de outubro 2021 | 14:30h – 15:30h

Ficha de inscrição | Plano de Formação

 

Recursos de informação na UAb: Pesquisa e acesso a recursos de informação

19 de outubro 2021 | 14:30h – 16:30h

Ficha de inscrição | Plano de Formação

 

Recursos de informação na UAb: Pesquisa e acesso a recursos de informação

21 de outubro 2021 | 18:00h – 20:00h

Ficha de inscrição | Plano de Formação

 

Acesso Aberto: teoria e práticas na UAb

26 de outubro 2021 | 14:30h – 16:30h

Ficha de inscrição | Plano de Formação

 

Recursos Educacionais Abertos: Práticas de Criação e Utilização na UAb

29 de outubro 2021 | 14:30h – 16:30h

Ficha de inscrição | Plano de Formação

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A Web of Science, plataforma que permite o acesso integrado a diversas bases de dados referenciais, promove de 13 de setembro a 1 de outubro 2021 um curso gratuito que compreende 15 sessões em português e o material é disponibilizado em inglês.

Cada sessão de 60 minutos está dividida em duas partes: 40 minutos de formação e 15 minutos para as perguntas.

Só serão aceites inscrições com email institucional. As inscrições com emails pessoais (Gmail, Hotmail, etc.) são automaticamente rejeitadas.

Plataforma utilizada para as formações online: WebEx (poderá testar no seu computador antes da sessão aqui)

O curso estará articulado em 4 módulos e cobre os seguintes pontos: conhecer as várias ferramentas da Web of Science (Web of Science, Journal Citation Reports, Essential Science Indicators, EndNote Click, EndNote Online, Publons, Master Journal List):

Module A – Survey the research landscape

Session A1 – Researching a field

13 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session A2 – Finding the full-text 

14 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session A3 – Signing in to save and export

15 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session A4 – Analyzing results to get a bigger picture

16 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session A5 – Advanced tips to find more information

17 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Module B – Publish in the right journal

Session B1 – Managing my bibliography with EndNote Online

20 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session B2 – Web of Science journal selection

21 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session B3 – Journal profiles in Journal Citation Reports

22 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session B4 – Searching and comparing journals

23 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Module C – Create your researcher profile

Session C1 – My ResearcherID and profile in Publons

24 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session C2 – Author Records in the Web of Science

27 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session C3 – Searching and analyzing an author’s papers

28 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Module D – Assess institutions’ publication performance

Session D1 – Analyzing an institution’s publication output

29 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session D2 – Top papers in Essential Science Indicators

30 de setembro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Session D3 – Highly Cited Researchers and Research Fronts

1 de outubro 2021 | 10:00h – 11:00h

[Inscreva-se com o seu email institucional]

 

Mais informações

 

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GUIAS DE PESQUISA

WEBINARS

 

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Como participar numa sessão e quais os requisitos técnicos

Sessões síncronas:

 

EBSCOhost: básico

4 de outubro 2021 |18:00h – 18:30h
Sessão de nível básico dirigida principalmente a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam realizar pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes pontos: navegar na interface EBSCOhost, realizar pesquisas simples, filtrar e trabalhar com os resultados.
Ficha de inscrição

 

O Meu EBSCOhost: Pastas pessoais e alertas
5 de outubro 2021 | 13:00h – 13:30h
Sessão dirigida principalmente a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.
Ficha de inscrição

 

EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta
5 de outubro 2021 | 14:00h – 14:45h
Sessão de nível básico dirigida principalmente para estudantes, docentes, pesquisadores e/ou bibliotecários. A duração é de 45 minutos e cobre os seguintes pontos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda.
Ficha de inscrição

 

EDS: Pastas pessoais e alertas
5 de outubro 2021 | 15:00h – 15:30h
Sessão dirigida principalmente a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 45 minutos e cobre os seguintes pontos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.
Ficha de inscrição

 

EBSCOhost: avançado
7 de outubro 2021 | 18:00h – 19:00h
Sessão de nível avançado dirigida principalmente a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam aprofundar as suas pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes pontos: como efetuar pesquisas avançadas, guardar resultados em pastas pessoais e criar alertas.
Ficha de inscrição

 

MLA with Full Text (EBSCOhost): pesquisas simples e avançadas
11 de outubro 2021 | 11:00h – 12:00h
Sessão dirigida principalmente a estudantes, docentes e investigadores das áreas científicas de Línguas, Linguística, Filologia, Cultura, Literatura, Filosofia e outras áreas relacionadas. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes pontos: pesquisa básica, pesquisa avançada, visualização e gestão de resultados, filtros, thesaurus, criação de alertas e área pessoal (my EBSCOhost).
Ficha de inscrição

 

EBSCO Mobile App: leve a EBSCO consigo!
12 de outubro 2021 | 14:30h – 15:15h
Sessão dirigida principalmente a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam efetuar pesquisas nas bases de dados (EBSCOhost) ou Serviço de Descoberta da EBSCO (EDS – EBSCO Discovery Service) diretamente num dispositivo móvel, com a aplicação EBSCO Mobile App disponibilizada pela biblioteca ou serviço de documentação da sua instituição. A duração é de 45 minutos.
Ficha de inscrição

 

EDS: Pesquisas avançadas no seu serviço de descoberta
18 de outubro 2021 | 18:00h – 19:00h
Sessão de nível avançado e está dirigida principalmente para estudantes, professores, pesquisadores e/ou funcionários da biblioteca. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes pontos: pesquisas básicas e avançadas, opções de pesquisa, resultados de pesquisa, filtros, provedores de conteúdos, histórico de pesquisas, e site de ajuda.
Ficha de inscrição

Além das sessões síncronas poderá também assistir a sessões gravadas.