Dicas para aumentar o impacto da investigação académica

Saber comunicar os resultados da investigação a públicos diferenciados e relevantes além do mundo académico pode não ser uma tarefa fácil para os docentes.

O portal Times Higher Education (THE) disponibiliza um conjunto de recursos com conselhos práticos e abordagens para auxiliar os docentes a divulgar, promover e aumentar o impacto do seu trabalho de investigação.

O portal Times Higher Education pretende ser uma fonte de referência de dados, notícias e conhecimento sobre o ensino superior em todo o mundo. Disponibiliza também o Ranking de Impacto das Universidades alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)das Nações Unidas.

Universidade Aberta está entre as 15 Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas que mais cumprem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de acordo com o ranking de 2023 do Times Higher Education Impact, publicado em junho de 2023.

A UAb manteve, praticamente, a pontuação geral obtida no ano passado: 58.3 em 100, tendo sido avaliada em 6 ODS:

ODS 4 – Educação de Qualidade;
ODS 5 – Igualdade de Género;
ODS 6 – Água Limpa e Saneamento;
ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico;
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades;
ODS 17 – Parcerias para a implementação dos objetivos.

A UAb fez progressos significativos no ODS 4 (+20%) tendo-se destacado no investimento na Aprendizagem ao Longo da Vida,  e no número de estudantes de primeira geração (ou seja o primeiro membro da família ascendente que frequentou a Universidade). No ODS 5 (+19%) foi valorizada pelo forte investimento na investigação sobre a igualdade de género e na proporção de mulheres diplomadas.