Um estudo recente (Lozano et al. 2022) mostrou que as pedagogias tradicionais não são eficazes na promoção do desenvolvimento de competências de sustentabilidade, tais como pensamento sistémico e pensamento de valores, e na promoção de mudanças comportamentais para um envolvimento ativo na sustentabilidade, preferências individuais e valores culturais.
O objetivo geral deste projeto é desenvolver ainda mais as competências de sustentabilidade dos professores do ensino superior para que, por sua vez, eduquem as gerações futuras para co-criar conhecimento para uma sociedade resiliente, inclusiva e sustentável que lute ativamente contra as alterações climáticas.
Este projeto apoia o setor do ensino superior para se tornar ainda mais interligado, inovador e digital, reforçando as ligações entre a educação, a investigação e a inovação. Além disso, oferece oportunidades de networking e inspiração para projetos e investigação no campo da educação para a sustentabilidade.
Isto será conseguido através dos seguintes resultados do projeto:
- Um Quadro de Pedagogia de Sustentabilidade que estimule práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e aborde competências de sustentabilidade para lutar contra as alterações climáticas.
- Um programa de Formação de Professores Online Aberto à Comunidade (COOTE) para o ensino superior, onde os educadores aprendem sobre o Quadro de Pedagogia da Sustentabilidade e como aplicá-lo na sua prática docente.
- Criação de um Centro de Pedagogia da Sustentabilidade interativo e de acesso aberto que inclua tutoriais, materiais prontos para uso, metodologias passo a passo, fóruns de discussão e depoimentos em vídeo de educadores que tiveram experiência com tais pedagogias.
- Organização de uma Palestra de Ensino MoreThanHuman online.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO