À Conversa com Dominique Maingueneau



O mais recente convidado da série de entrevistas da Universidade Aberta “Conversas com” é Dominique Maingueneau, professor emérito da Université Paris Sorbonne, Paris IV.

À conversa com o investigador na área da Sociolinguística esteve a professora Isabel Seara, docente do Departamento de Humanidades da UAb e membro do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL).

A entrevista teve lugar no âmbito da visita de Dominique Maingueneau a Lisboa, onde participou, como orador convidado, na Lisbon Summer School in Linguistics.

O evento, que decorreu de 4 a 8 de julho, foi organizado pelo Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da infraestrutura europeia ELEXIS, e da ação COST NexusLinguarum.

O Grupo Gramática & Texto foi responsável pela organização de três cursos e coube à professora Isabel Seara, a organização de um dos cursos. Dada a relevância dos contributos para os Estudos do Discurso, a sua reputação mundial e a atualidade das suas reflexões, o convite foi endereçado ao destacado linguista, que aceitou o repto e lecionou o curso sobre o tema: Aux frontières de l’analyse du discours.

O percurso académico de Dominique Maingueneau, bem como a sua vasta e multifacetada produção científica, da qual constam alguns textos fundadores da sua linha de pensamento, podem encontrar-se no seu sítio pessoal.

 

3 de agosto, 2022