A Mediação da leitura para jovens na globalização



O Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb), em Grândola, em parceria com o Departamento de Humanidades desta instituição, apresenta a sessão “Mediação da leitura para jovens na globalização” que decorre no CineTeatro Grandolense, no dia 17 de abril, pelas 15h00.

A mediação da leitura para jovens na era da globalização é fundamental para promover a compreensão intercultural, o pensamento crítico, a criatividade e o desenvolvimento de competências multilíngues e interculturais. Neste âmbito, os mediadores da leitura desempenham um papel fundamental ao selecionar materiais que representem diversas perspetivas e culturas, incentivando os jovens a explorar diferentes pontos de vista. Paralelamente, os mediadores podem aproveitar as tecnologias digitais e as redes sociais para criar comunidades de leitores e compartilhar recomendações de livros de forma global.

Dinamizada por Rosa Maria Sequeira (docente da UAb), a iniciativa, que se destina a bibliotecários, professores e à comunidade em geral, cobre, assim, os seguintes objetivos:

  • Perspetivar conceitos e problemáticas da literatura juvenil na globalização;
  • Avaliar a importância do mediador de leitura e da promoção de práticas de mediação adequadas à literatura para jovens;
  • Refletir sobre as propostas do mercado global direcionado para os jovens.

 

Cartaz

Inscrições

15 de março, 2024