A UAb aposta na digitalização do seu Arquivo Audiovisual



No dia 30 de novembro comemora-se o Dia Internacional da Preservação Digital. Esta celebração que ocorre anualmente na última quinta-feira do mês de novembro, propõe que, à escala global, indivíduos e instituições desenvolvam ações de promoção e divulgação do trabalho realizado em torno da preservação e da promoção do acesso a coleções digitais.

Para assinalar a data, a Universidade Aberta (UAb) destaca o processo de digitalização do seu Arquivo Audiovisual iniciado em 2014, que disponibiliza atualmente um acervo de aproximadamente 800 conteúdos digitalizados.

Ao potenciar a divulgação, o acesso e a (re)utilização pelos utilizadores, pretende-se valorizar o próprio acervo. O lema da UAb é digitalizar para preservar e assim valorizar o acervo audiovisual.

A disponibilização dos conteúdos efetua-se no âmbito do projeto Recursos Educacionais Abertos (REA). Os documentos estão organizados por comunidades temáticas e todos eles possuem metadados que asseguram a sua autenticidade, compreensão e utilização, nomeadamente no que concerne ao direito de autor, a utilização legal e legítima em contexto educativo e as licenças Creative Commons (CC) .

Constituindo a cooperação uma área estratégica da UAb, importa referir que a sustentabilidade deste projeto assenta também no estabelecimento de protocolos, parcerias, e integração em redes, nacionais e internacionais de disponibilização de recursos educacionais abertos. Dessa forma, para além do Arquivo Audiovisual, os conteúdos do Arquivo estão disponíveis em:

29 de novembro, 2017