Apoios para estudantes açorianos



Decorre até 20 de abril o prazo de apresentação de candidaturas aos apoios ao pagamento de propinas para frequência de licenciaturas e pós-graduações para maiores de 23 anos, com residência nos Açores.

A iniciativa, cujos avisos foram publicados no passado dia 15 de março na plataforma Recuperar Portugal, insere-se no estímulo à inserção de adultos ativos (empregados e desempregados)  no ensino superior com residência na Região Autónoma dos Açores (RAA) há pelo menos seis meses.

A medida, que tem por objetivo aprofundar o nível de qualificação dos açorianos, destina-se a estudantes inscritos em instituições de ensino superior, público ou privado, independentemente do local da instituição de ensino superior.

As candidaturas são apresentadas através de formulário eletrónico, disponível na plataforma Bolsas acompanhado da submissão dos seguintes documentos:

  1. Comprovativo de matrícula em licenciatura;
  2. Comprovativo do valor da propina cobrada pela instituição de ensino superior;
  3. Fotocópia do cartão de cidadão;
  4. Comprovativo do número de conta bancária (IBAN), que mencione que é titular da conta;
  5. Comprovativo da morada fiscal há, pelo menos, seis meses na RAA;
  6. Declaração do candidato, sob compromisso de honra, de que pretende concluir a licenciatura em causa de que não detém o grau académico a que se candidata, não se encontra inscrito ou a frequentar em simultâneo outro curso de formação similar ou superior e não se candidatou ou se encontra a receber apoios que revistam a mesma natureza e finalidade.

Para aceder ao formulário de candidatura, os candidatos devem efetuar previamente o seu registo na plataforma Bolsas.

Aviso Licenciaturas

Aviso Pós-graduações

Mais informações

23 de março, 2022